8ª Conferência Municipal de Saúde conta com a presença de Ivan Rodrigues

PTB Notícias 1/06/2010, 10:58


A abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde foi marcada pela presença do prefeito Ivan Rodrigues, que reafirmou seu compromisso com a saúde do municípioA cidade de São José dos Pinhais pôde ver, na prática, as mudanças que estão ocorrendo na saúde do município.

Foi realizada, na sexta (28) e no sábado (29), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, pela primeira vez com a participação ativa dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade.

A Conferência foi o fechamento de discussões voltadas às ações que a Prefeitura deve tomar a partir de agora, envolvendo questões que vão desde a construção de novas unidades de saúde até a distribuição de medicamentos para os cidadãos.

“O meu maior compromisso com São José dos Pinhais é o de oferecer aos cidadãos uma vida mais digna.

E a saúde está dentro disso.

Quando lutei pelo Hospital São José, mostrei a todos a minha preocupação com a saúde do município.

Hoje, tenho a mais plena convicção que a nossa saúde está em boas mãos, e que essa Conferência tem tudo para dar certo e as propostas serem implementadas em prol da população são-joseense”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues.

O secretário municipal de Saúde, Armando Raggio: valorizando a população são-joseenseFoto: João FernandesA Conferência, que teve a participação de mais de 1.

000 pessoas, estava sendo aguarda há muito tempo pela população, que acompanhou de perto as quase 100 reuniões realizadas anteriormente pela Secretaria, e que tinham como finalidade apresentar a proposta da Conferência e, sobretudo, da nova política de saúde pública.

Em cada uma dessas reuniões, delegados foram eleitos para que as comunidades fossem bem representadas na Conferência.

“Embora sete conferências tenham antecedido esta, foi a que teve participação de delegações de todos os rincões do município.

Não são delegações escolhidas aleatoriamente, mas credenciadas pelas suas bases, eleitas em 87 reuniões em todos os bairros do município, de apresentação do plano municipal de saúde.

E os 200 delegados vão apreciar o primeiro plano construído com a participação dos trabalhadores, conselho municipal de saúde e dos cidadãos em todas as suas vilas e bairros”, explica o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio.

Participação popularO ponto alto da Conferência foi a intensa participação popular, pela primeira vez na história de São José dos PinhaisCom uma programação distribuída em dois dias de atividades, a Conferência teve como ponto alto a participação dos usuários do sistema público de saúde de São José dos Pinhais.

“É a primeira vez que a população tem uma participação tão grande nas conferências municipais de saúde.

Das outras vezes que a gente tinha conferência eram colocadas propostas apenas para constar no papel.

Hoje não.

A gente já vem com um plano municipal de saúde para ser aprovado, propostas que devem ocorrer nos próximos anos.

E são propostas que vão ser cobradas pela população porque estão contempladas no Plano Municipal de Saúde”, ressaltou a coordenadora da Conferência e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vani Cararo Maruska.

Prefeitura de São José dos Pinhais