Abílio dos Santos preside audiência sobre políticas de combate às drogas

PTB Notícias 27/06/2009, 9:55


O vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Abílio dos Santos (PTB) presidiu nesta sexta-feira (26) a audiência pública sobre a municipalização das políticas públicas de combate às drogas.

O evento realizado no Plenarinho da Assembleia foi proposto pelo Conselho Estadual de Entorpecentes e contou com a participação de representações de diversos municípios do Estado.

Diversos representantes de municípios apresentaram relatos sobre as políticas públicas na área em suas localidades, e manifestaram a importância de ações integradas para combater a evolução do uso de drogas.

Nesse sentido, o deputado Abílio reforçou a posição de que somente com o apoio de todos os segmentos da sociedade e dos governos será possível adotar medidas eficazes contra esse que já é considerado “o grande mal da humanidade”.

“Sabemos que essa não é uma batalha fácil, mas não impossível.

Com apoio e dedicação de todos podemos combater esse mal”, propôs ele.

O secretário da Saúde Osmar Terra relatou as ações do governo estadual na prevenção, tratamento e acompanhamento no combate à reincidência com os dependentes químicos.

Relatou os programas destinados especialmente aos dependentes do crack, alertando para os danos irreversíveis causados ao cérebro.

“O crack é oito vezes mais potente que a cocaína, é uma droga muito fugaz.

Ao mesmo tempo em que ela dá prazer intenso, ela desaparece em seguida.

Ou seja, em 20 minutos o efeito acaba e a pessoa fica enlouquecida em busca de mais droga”, frisou ele.

Além dos inúmeros malefícios à saúde e das questões de ordem social, o secretário ressaltou a importância do tratamento adequado e, sobretudo, do acompanhamento permanente aos dependentes, com medicação e grupos de reabilitação.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul