Abílio quer declarar Situação de Emergência no semi-árido paraibano

PTB Notícias 6/12/2007, 9:53


O deputado federal Armando Abílio (PTB/PB) apresentou, no dia 05 de dezembro, a indicação nº 1659/07, na qual sugere que o Ministério da Integração Nacional tome, com urgência, as providências necessárias para o reconhecimento da Situação de Emergência decorrente da seca prolongada no semi-árido paraibano.

Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que a maioria dos municípios situados nesta região estão enfrentando um período severo de seca que já dura mais de dez meses.

“As reservas de água – açudes, cisternas e poços- encontram-se esgotados, deixando as populações locais em desespero, sem condições de satisfazer suas necessidades fundamentais.

Nessas localidades, a falta de água é agravada ainda pela escassez de alimentos, já que a seca afetou as atividades de subsistência”, esclareceu o petebista, que é também presidente do Diretório Regional da Paraíba.

O deputado frisou que, apesar da importante infra-estrutura de açudes e de adutoras recentemente implantada no Estado, a mesma não atinge parte considerável das localidades, principalmente as comunidades rurais dispersas.

“O reconhecimento da situação de emergência possibilitará a adoção de medidas mais rápidas e eficazes de assistência às populações atingidas, pois tornará mais simples e ágil, do ponto de vista administrativo, a ação do Poder Público” – disse o parlamentar.

Agência Trabalhista de Notícias