Acessibilidade será pré-requisito para projetos do Ministério, diz Zambias

PTB Notícias 8/12/2008, 9:41


Durante audiência pública que discutiu o tema do paraesporte na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na última semana o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) informou que o ministro do Esporte, Orlando Silva, comprometeu-se a editar uma norma interna que torne obrigatória a inclusão da acessibilidade em todos os projetos a serem implantados por essa pasta.

O senador também sugeriu a realização de uma campanha entre os três Poderes para tornar Brasília a capital da acessibilidade.

“Que não tenhamos apenas os campeões paraolímpicos, mas que toda a sociedade tenha acessibilidade”, disse Zambiasi.

O presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ressaltou que o analfabetismo também é um tipo de deficiência e exige cuidados especiais.

No entanto, disse ele, diferentemente de outras formas de deficiência, o analfabetismo poderia ser eliminado em quatro anos se houvesse determinação nesse sentido.

“Quem não sabe ler enfrenta dificuldades diferentes, mas tão duras como os que são portadores de deficiência”, ressaltou Cristovam.

A audiência pública, que foi requerida pelo senador Flávio Arns, teve a finalidade de debater o paraesporte e suas conseqüências na qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência.

O evento faz parte da programação da 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Senado)