Acesso asfáltico será uma das prioridades, diz deputado Aloisio Classmann

PTB Notícias 12/02/2009, 9:01


O futuro presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Aloísio Classmann, indicado pela bancada do PTB, garante que, em 2009, serão debatidos temas relevantes para o Estado que já estiveram em pauta no ano passado, como o acesso asfáltico para os mais de 100 municípios que não o possuem.

“É uma prioridade para a recuperação da autoestima de quem mora no interior”, diz o parlamentar.

Até a data da posse (12 de fevereiro), ele permanece como vice-presidente da comissão.

A falta de serviços de telefonia móvel e internet de banda larga em alguns municípios e a mobilização em torno da Proposta de Emenda Constitucional PEC 13 2003 são outros temas que voltarão à pauta, segundo o deputado.

A PEC defende a retomada da prerrogativa dos parlamentos estaduais legislarem sobre as emancipações dos municípios.

No ano passado, a comissão participou, em Brasília, do Encontro Assina Brasil, que recolheu mais de 200 mil assinaturas pedindo a aprovação da emenda.

“Vamos retomar esse debate, iremos a Brasília e faremos contato com o Senado e a Câmara”, garante.

“Eu entendo que as emancipações não prejudicam o município-mãe, e o recurso chega mais perto da população”.

Classmann lembra que a comissão discutiu temas importantes no ano passado, como a liberação da obra de extensão da Linha 1 do Trensurb e as novas regras para situações de emergência, especialmente depois dos temporais que assolaram o Estado.

“São muitas questões que merecem ser aprofundadas e dialogadas no Parlamento gaúcho.

Nossa intenção é unir cada vez mais o Legislativo à comunidade, e trazer as necessidades dos municípios para serem debatidas aqui.

Com a união das forças políticas vamos buscar alternativas e soluções às necessidades dos municípios”.

Perfil do deputadoLíder partidário do PTB na Assembleia Legislativa, Aloísio Classmann nasceu em 4 de maio de 1956, em Campo Novo.

Foi vereador, de 1977 a 1988, prefeito em São Martinho, de 1989 a 1992, e está no quarto mandato como deputado estadual.

Focado nos interesses do setor produtivo, é autor do Projeto de Lei nº 168/99, que institui o Programa de Assistência ao Idoso, e do Projeto de Lei que Instituiu a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural, entre outros.

AtribuiçõesCompete à Comissão de Assuntos Municipais examinar e apreciar proposições relativas aos municípios e que digam respeito a critérios de distribuição de verbas estaduais, convênios com o Estado, criação, fusão e desmembramento de municípios, desenvolvimento urbano, região metropolitana, aglomerações urbanas, microrregiões e redes de municípios, habitação e transporte coletivo.

A comissão reúne-se às terças-feiras, das 9h às 11h, na sala Sarmento Leite (3º andar).

Fonte: ALRS