Adelson Barreto destaca prêmio de jornalismo concedido a Diógenes Brayner

PTB Notícias 19/11/2015, 18:11


O deputado Adelson Barreto (PTB-SE) destacou, em discurso no plenário da Câmara, a concessão do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico a Diógenes Brayner, diretor do site FaxAju Online e colunista político do jornal Correio de Sergipe.

O prêmio foi criado pelo Senado Federal para agraciar jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento do jornalismo brasileiro.

“Diógenes Brayner é um daqueles jornalistas que têm a profissão correndo no sangue, nutrindo suas células, e a política como a grande paixão.

Na juventude, participou ativamente de movimentos estudantis e, durante os mais de 40 anos de jornalismo, sempre foi movido pela inquietude em busca da notícia em uma época que não existia internet e a apuração das notícias dependia de bons contatos e de bons informantes”, ressaltou Adelson.

Brayner criou o FaxAju em 1990, numa época em que o uso da internet era limitado.

Ele utilizava o fax para enviar as notícias a seus leitores de forma ágil, antes mesmo que os grandes jornais locais as divulgassem.

“Brayner passou, inclusive, a pautar os veículos de comunicação de Sergipe.

Há oito anos, o FaxAju ganhou sua versão contemporânea on-line”, contou o parlamentar.

Adelson Barreto afirmou que embora tenha nascido em Pernambuco, Diógenes Brayner é “sergipano de coração”.

É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo passado por redações de vários estados do Nordeste.

Foi editor-geral de periódicos como O Dia, no Piauí, Diário de Pernambuco, Gazeta de Sergipe e Jornal de Sergipe.

Além de cargos diretivos, fez reportagens em emissoras de rádio e em diversos veículos impressos.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara