Adelson quer proibir divulgação de pesquisa eleitoral após convenções

PTB Notícias 29/02/2016, 14:22


Está em análise na Câmara dos Deputados projeto do deputado Adelson Barreto (PTB-SE) que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais, por qualquer meio, logo após a realização das convenções partidárias (PL 674/15).

O parlamentar afirma que as pesquisas têm influência direta e indireta no resultado das eleições, mas as possíveis manipulações dos resultados são dificilmente comprovadas.

Ainda segundo o deputado, as pesquisas são utilizadas pelo mercado financeiro para especular e pelas emissoras de rádio e televisão para nortear sua cobertura.

“Elas também projetam cenários, indicam possibilidades, produzem informação e geram expectativas, porém não adivinham o futuro, ainda que ajudem a definir seus rumos.

No entanto, a interferência ilegítima e nefasta das manipulações, ainda que possível, não pode ser comprovada”, explica Adelson Barreto.

O projeto muda a Lei 9.

504/97, que estabelece normas para as eleições.

Ele deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo plenário.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados Foto: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara