Adilson Espindula realça importância da avicultura na geração de empregos

Agência Trabalhista de Notícias 29/08/2019, 10:27

Imagem Crédito: Tati Beling/Ales

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na quarta-feira (28), o deputado Adilson Espindula (PTB) destacou a importância da avicultura para a economia capixaba. Ao lembrar que o Dia da Avicultura e do Avicultor é celebrado em 28 de agosto, o petebista enfatizou a relevância da atividade de criação de aves, sobretudo para os municípios de Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Linhares.

De acordo com o parlamentar, Santa Maria de Jetibá se destaca como o maior produtor de ovos do Brasil, com produção diária de 14 milhões aproximadamente. O município também é o maior produtor de esterco, “que fertiliza as terras de norte a sul do Espírito Santo e dos estados vizinhos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia”. Já os municípios de Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo e Linhares se sobressaem na produção de frangos para corte, abastecendo as mesas dos capixabas, dos estados vizinhos e de outros países.

“A avicultura é uma fonte de riqueza do Espírito Santo, proporcionando um intenso comércio de grãos [milho e soja], produzidos no oeste brasileiro, com centenas de carretas trafegando diariamente pelas estradas brasileiras, além de ser um setor que emprega muita mão de obra direta e indireta, produzindo renda e bem-estar social”, frisou.

Frente parlamentar

No mês de julho, a Mesa Diretora da Ales autorizou, por meio do Ato 1.685, a formação da Frente Parlamentar em Defesa e Fomentação da Avicultura e Suinocultura no Estado do Espírito Santo. Segundo Adilson Espindula, que encabeçou o pedido de formação do colegiado, a frente tem o objetivo de aprimorar a legislação estadual para fomentar o crescimento desses setores, além de apoiar a simplificação da carga tributária e ações que visem inibir a “concorrência desleal de produtos de outros estados”.

Com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo