Adilson Roza quer conscientização nas escolas sobre doação de sangue

PTB Notícias 9/04/2014, 16:27


Por meio da moção legislativa 060/2014, o vereador Adilson Roza (PTB) sugeriu ao prefeito de Lages, Elizeu Mattos, e à secretária municipal de Educação, Marimilia Casa Costa Coelho, estudos para a implantação junto às escolas municipais, do Projeto Escola, desenvolvido pelo Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc).

“O projeto visa explicar as razões de se doar sangue e medula, e também conscientizar as crianças e jovens dessa necessidade”, argumenta Roza na moção, aprovada na terça-feira (8/4/2014).

O documento argumenta ainda sobre a falta de sangue no Hemosc no município, bem como a necessidade para a reposição no banco de coleta de Lages, e adverte que todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.

“Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde, se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda a população”, finaliza o vereador Adilson Roza.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de LagesFoto: Elisandra Pandini