Adilson Roza quer mais conforto e segurança para os idosos nos coletivos

PTB Notícias 4/10/2013, 15:41


Como forma de proporcionar mais comodidade aos idosos que utilizam o transporte coletivo em Lages (SC), o vereador Adilson Roza (PTB) sugere à direção da Transul que o embarque e o desembarque destes aconteçam pela porta traseira dos ônibus.

Tal proposta é o teor do requerimento 153/13, aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.

Além de garantir mais segurança e conforto aos idosos, o proponente acredita que tal medida dará mais agilidade para a operacionalização do serviço.

“A Constituição garante aos idosos o direito a 10% dos assentos nos ônibus.

Mas, na prática, a terceira idade ainda passa por constrangimentos em coletivos, muitas vezes pela difícil locomoção por motivos de saúde.

Por isso, a segurança dos idosos é maior embarcando pela porta traseira, visto a grande movimentação dos coletivos nas horas de pico”, justifica Adilson.

O documento legislativo também recomenda a adoção de uma campanha de conscientização para que os motoristas possam atender melhor aos idosos.

“Mesmo com a possibilidade de entrar no veículo pelas portas da frente ou de trás, eles contam que enfrentam muitas dificuldades, como ter de seguir o percurso em pé ou, ainda, a “pressa” dos motoristas que não esperam que se acomodem antes de “arrancar” com o ônibus”, destaca a matéria.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de LagesFoto: Elisandra Pandini/Câmara Municipal de Lages