Adutora do Agreste e distritos industriais na agenda de Armando Monteiro

PTB Notícias 27/04/2013, 8:38


A interiorização do desenvolvimento, a geração de empregos no interior de Pernambuco e abastecimento de água das cidades atingidas pela seca estão no foco central das reuniões de trabalho que o senador Armando Monteiro (PTB) promoveu nesta sexta-feira (26/04) nos municípios de Caruaru, Agrestina e Altinho, no Agreste do Estado, por onde passa até hoje, 27/04, quando terá percorrido dez municípios da região.

Armando defendeu “uma mobilização permanente” para que se realize a construção da Adutora do Agreste, principal obra de distribuição de água da Transposição do São Francisco, que irá beneficiar 60 municípios do Agreste ao custo de cerca de R$ 2 bilhões.

“O Agreste tem uma situação de abastecimento d”água, de suporte hídrico, pior até do que a do Sertão.

Porque no Sertão existem alguns mananciais, água no subsolo, que nós não temos, desta forma, no Agreste.

E também porque no Agreste a população é maior, portanto a demanda de água é maior”, justificou.

A Adutora do Agreste foi um dos temas das reuniões que manteve com os prefeitos José Queiroz (PDT, Caruaru), Thiago Nunes (PDT, Agrestina) e José Ailson (PSD, Altinho).

Mas a implantação dos distritos industriais de Agrestina e Altinho estiveram também na pauta.

Os prefeitos pediram o apoio do senador para fazer a infraestrutura dos distritos, via emendas parlamentares e articulações com os governos federal e estadual.

Outro tema importante foi o da qualificação profissional.

A prefeitura de Altinho quer ampliar os cursos de corte e costura que hoje já contam com 470 alunos matriculados.

A ideia é inserir o município de forma mais ativa no pólo de confecções do Agreste.

“Contamos com o apoio do senador para conseguir mais máquinas industriais e podermos qualificar mais pessoas”, disse o prefeito José Ailson.

Na noite desta sexta, 26/04, Armando esteve em Garanhuns, no encontro com os prefeitos da CODEAM, entidade que reúne cerca de 50 municípios do Agreste.

Hoje, 27, co Senador começa o dia em Garanhuns tomando café da manhã com o prefeito Izaias Regis (PTB) e lideranças da sociedade civil.

Outro compromisso é a ida a Brejão para encontro com o prefeito Ronaldo Ferreira (PTB).

A próxima atividade é em Bom Conselho, onde almoça com o prefeito Danillo Godoy (PSDB).

As agendas seguintes contemplam reuniões com os prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), e de Caetés, Armando Duarte (PTB), em seus respectivos municípios.

As duas últimas reuniões de trabalho acontecem em Venturosa, cidade administrada pelo prefeito Ernandes Albuquerque (PR) e Alagoinha, onde Armando conversa com o prefeito Maurílio Almeida (PTB).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal do Senador Armando Monteiro (PTB-PE)