Agências Folha e Estado: PTB pode lançar candidatura própria na Câmara

PTB Notícias 12/01/2011, 8:10

Leia abaixo matérias das Agências Estado de S.

Paulo e Folha de S.

Paulo, sobre a carta divulgada pela Liderança do PTB na Câmara a respeito da disputa para a presidência da Casa:AGÊNCIA FOLHAPTB ameaça lançar candidatura de Sílvio Costa caso não consiga cargos na Câmara MARIA CLARA CABRALDE BRASÍLIA O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), divulgou nota nesta terça-feira (11) ameaçando lançar a candidatura avulsa do deputado Sílvio Costa (PE) para a presidência da Câmara, caso não consiga cargos de comando na Casa.

Os pleitos do partido são a presidência da Comissão do Trabalho e a candidatura do deputado Nelson Marquezelli (SP) para um cargo na Mesa.

Para isso, Arantes defende a formação de um grande bloco parlamentar, com a participação de PT, PMDB, PP, PR, PTB, PSC, PRB, PHS e PT do B.

“O PTB prega a unidade para a eleição da Mesa desde que os seus espaços de poder sejam respeitados, do contrário, temos opções de candidaturas a presidência, inclusive a candidatura do nosso companheiro de partido, deputado Sílvio Costa”, diz Jovair Arantes na nota.

Pela proporcionalidade, que segue o tamanho das bancadas eleitas, o PTB deve ficar de fora dos postos titulares da Mesa.

E teria apenas a nona escolha das presidências das comissões.

O partido já ficou de fora da composição de governo, não tendo nenhum ministério.

Eles apoiaram José Serra (PSDB), e não a presidente Dilma Rousseff (PT), nas últimas eleições presidenciais.

Na nota divulgada ontem, o PTB diz ainda que “o debate para a eleição da Mesa não pode ser confundido com debate de governabilidade”.

“São literalmente dois momentos.

Os Poderes são harmônicos e independentes por isso, soa estranho que o Executivo adie o debate sobre indicação dos cargos para o segundo escalão: é uma clara ingerência do Poder Executivo com o parlamento brasileiro”, diz o líder do partido.

AGÊNCIA ESTADOPTB ameaça dificultar eleição de petista na CâmaraDENISE MADUEÑO – Agência Estado Depois de abrandar a crise com o PMDB, o PT terá de apagar o foco de incêndio instalado no PTB relativo ao processo de eleição do presidente da Câmara.

O PTB ameaça lançar um candidato próprio, o deputado Sílvio Costa (PTB-PE), para disputar o cargo com Marco Maia (PT-RS).

Outra possibilidade é a de os petebistas apoiarem um nome alternativo, caso não seja garantida a manutenção do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) na quarta secretaria da Casa.

O PTB perdeu parlamentares nas últimas eleições.

A partir de agora, com uma bancada de 21 deputados, ficou na posição de nono partido na Câmara.

Menor, o partido não terá mais o direito de escolher o cargo que vinha ocupando com Marquezelli, segundo a regra da proporcionalidade na distribuição dos espaços.

A promessa de cumprir a norma da ocupação dos cargos de acordo com o tamanho das bancadas permitiu a Marco Maia obter o apoio dos partidos de oposição – PSDB e DEM, que formam a terceira e quarta maiores bancadas, respectivamente – para a sua eleição.

O PTB reclama que Maia garantiu cargos para a oposição, mas não deu segurança ao PTB.

Além da quarta secretaria, o partido quer continuar com a presidência da Comissão do Trabalho.

Em nota divulgada hoje, o PTB defende a formação de um megabloco parlamentar com nove partidos da base, para assim garantir a escolha da quarta secretaria para Marquezelli.

Fariam parte do bloco o PT, o PMDB, o PP, o PR, o PTB, o PSC, o PRB, o PHS e o PTdoB.

A proposta da bancada do PTB está na contramão das discussões em andamento na Casa.

O PT, que tem a maior bancada, tenta desarmar a formação de blocos, pois essa movimentação seria uma forma de minar o seu poder na Câmara, além de dificultar as futuras negociações da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

“O PTB prega a unidade para a eleição da Mesa desde que os seus espaços de poder sejam respeitados, do contrário temos opções de candidaturas à presidência, inclusive a do nosso companheiro Sílvio Costa”, afirma o comunicado divulgado pelo líder da bancada, deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

AcomodaçãoO deputado Paulo Teixeira (PT-SP), futuro líder da bancada petista na Câmara, disse que o PTB será acomodado na Mesa da Casa.

A afirmação ocorreu após o encontro de Marco Maia, Teixeira e integrantes do comando da campanha do petista com o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, e com o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), para tratar da eleição na Câmara.

Teixeira afirmou que o mapa dos partidos nos cargos ainda está sendo feito e que ninguém deve ficar de fora.

“Haverá um desenho para contemplar os partidos na Mesa”, afirmou Teixeira.

A Mesa é composta por sete cargos titulares mais quatro suplentes.

Além desses cargos, entram na negociação a ouvidoria, a procuradoria e o Conselho de Ética da Casa.

“Nossa política é a de não formar blocos para respeitar o tamanho das bancadas como saíram das urnas”, disse Teixeira, ao relatar que, no encontro entre PT e PMDB, os peemedebistas descartaram a formação de blocos parlamentares.