Agentes comunitários de Belém recebem 120 bicicletas de Duciomar Costa

PTB Notícias 28/04/2009, 8:08

Os agentes comunitários de saúde do distrito de Icoaraci, em Belém, receberam 120 bicicletas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), neste domingo (26), para prestação do serviço de saúde porta a porta no Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico).

Com esta entrega, a Sesma totaliza 591 bicicletas repassadas aos agentes de saúde, que fazem parte do Programa Saúde da Família (PSF) e realizam visitas domiciliares, somente neste mês de abril.

A entrega foi feita no anfiteatro de Icoaraci pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), e pelo secretário municipal de saúde, Antônio Vinagre, e demais diretores da Sesma.

O prefeito Duciomar Costa lembrou que Belém vive um delicado momento na saúde, assim como acontece no resto do Estado do Pará e no Brasil, e exatamente por isso é importante investir na saúde preventiva.

“Se não investirmos em prevenção, pode-se construir centenas de hospitais, mas eles nunca serão suficientes se as pessoas continuarem a adoecer.

No primeiro momento de nosso governo, investimos em saneamento, para tirar mais de 1.

300 pontos de Belém da lama, e melhorar a saúde de quem vive nesses locais”, disse o prefeito.

Ele falou da importância dos agentes comunitários de saúde nesse processo de prevenção.

“Eu comparo a saúde a uma casa em um princípio de incêndio.

Quando se chega a casa e encontra aquele início de fogo, ele é bem mais fácil de água, não é possível apagar as chamas e o fogo destrói aquela casa.

Da mesma forma, se os agentes comunitários chegam ao paciente no início de um problema de saúde, ele será muito mais fácil de ser resolvido, e o médico poderá impedir que aquela doença destrua o paciente.

Por isso, o trabalho dos agentes comunitários tem papel fundamental na promoção da saúde”, destacou Duciomar.

O secretário municipal de saúde, Antonio Vinagre, ressaltou a importância da saúde preventiva e que as bicicletas são um primeiro passo para fortalecer o trabalho dos agentes comunitários de saúde e do Programa Saúde da Família.

“Além das bicicletas, nós estamos comprando um kit para os agentes com camisa, bonés e até protetor solar, para proteger também a saúde dos agentes comunitários.

De fato, não é possível pensar em melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública sem o trabalho de prevenção”, destacou Vinagre.

João da Silva Filho, 52 anos, agente comunitário de saúde (ACS) há um ano e três meses na Casa Saúde da Família do conjunto Eduardo Angelim, do Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico), recebeu a bicicleta das mãos do Prefeito de Belém, Duciomar Costa.

Ele diz que as bicicletas são uma importante ferramenta de trabalho.

“Uma verdadeira benção.

A Sesma percebeu a dificuldade de locomoção e sugeriu a compra das bicicletas e, com isso, nosso trabalho de visitas domiciliares está sendo beneficiado, pois facilita o atendimento aos nossos residentes”, explica seu João, que toda semana percorre sete bairros, e todos os dias faz de oito a dez visitas domiciliares.

Lourdes Pereira de Jesus, 46 anos, agente comunitária de saúde, trabalha há um ano e quatro meses na Casa Saúde da Família do Agulha, também do Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico).

Segundo ela, a entrega das bicicletas vai permitir que o seu trabalho seja mais rápido.

“Ás vezes preciso visitar um paciente que naquele momento está necessitando de um atendimento mais rápido e com a bicicleta vai ficar mais fácil para chegar a casa desse paciente”, garante a agente.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Belém