Agricultores recebem 11 mil toneladas de sementes para plantio em Sousa

PTB Notícias 30/12/2010, 8:02


Teve início na manhã desta terça-feira (28/12) em Sousa (PB), cidade administrada por Fábio Tyrone (PTB), a entrega de sementes para plantio aos agricultores inscritos no programa garantia safra 2010-2011.

A entrega das sementes está sendo realizada nas dependências da Secretaria de Agricultura e meio-ambiente e acontece através de uma parceria entre Prefeitura Municipal, EMATER, Conselho de Desenvolvimento Rural de Sousa e Agência de Desenvolvimento Sustentável do município, que disponibilizarão aos agricultores cerca de 11 mil toneladas de sementes, onde cada agricultor receberá 5 quilos de milho e 4 quilos de feijão.

O Prefeito Fábio Tyrone, destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do município: “Acredito que iniciativas como essas aproximam os governos da população e faz com que haja o desenvolvimento por via de mão dupla, os governos possibilitam a produção, os agricultores produzem e as cidades se desenvolvem com parcerias importantes como essas”, declarou o prefeito.

Os critérios de distribuição acordados entre as entidades prevêem que os agricultores inscritos no Programa Seguro Safra estejam aptos a receber as sementes.

No município foram inscritos 1285 agricultores, sendo que 862 foram aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e os 423 restantes, mesmo não tendo sido aprovados terão direito de receber as sementes para o plantio.

Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura e meio-ambiente do Município, Francisco Andrade, o volume de sementes distribuídas possibilitará ao final da colheita a produção de cerca de 409 toneladas de milho e 92 toneladas de feijão, isso se considerarmos que o inverno tenha índices de chuvas dentro da normalidade, e que não haja outros prejuízos.

O prazo para a entrega de sementes se estenderá até o dia 10 de janeiro de 2011 para os inscritos no programa Seguro-Safra, após esta data os agricultores que não foram inscritos no programa passarão a ter o direito de receber as sementes, para que desta forma não haja sobras.

A secretaria de Agricultura e meio-ambiente informou ainda que não está sendo possível a entrega dos boletos aos agricultores do Seguro-Safra 2010-2011 por causa de um problema no sistema de emissão do MDA e que o prazo para pagamento que seria no próximo dia 31 deverá ser prorrogado.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog de Mario Gibson