Alberto Bejani anuncia novidades para II Fest Ler de Juiz de Fora

PTB Notícias 5/05/2007, 10:50


As novidades da segunda edição do maior evento literário da região de Juiz de Fora/MG, o Fest Ler, foram anunciadas esta semana pelo prefeito Alberto Bejani.

Entre os destaques estão a utilização de todo o complexo do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, Praça Antônio Carlos e Centro de Formação do Professor e liberação de verbas para as escolas municipais e projetos sociais da AMAC para aquisição de livros durante a feira.

O evento acontece de 28 de maio a 2 de junho e tem como tema “Janelas de Leituras”, abrindo espaço para a viagem literária de forma lúdica e incentivando o imaginário do público participante.

Mais uma vez, os cinco mil professores da rede municipal de ensino serão contemplados com o ticket livro, no valor de R$ 100, uma iniciativa pioneira do prefeito Alberto Bejani para que os educadores possam adquirir livros nos 35 estandes que serão montados em uma grande tenda no estacionamento do Mercado Municipal.

O local irá abrigar, também, uma Feira de Artesanato, um Corredor Encantado – que vai resgatar os personagens famosos das histórias infantis – e uma Central de Informações.

Serão 12 horas de atividades ininterruptas, divididas em oito espaços, durante os seis dias de evento.

A programação II Fest Ler também será um atrativo à parte.

Assim como na primeira edição, o evento contará com a presença de autores renomados como Bia Bedran e do cantor, compositor e escritor Gabriel O Pensador, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria Literatura Infantil com o livro “Um garoto chamado Rorbeto”.

As atrações locais também serão o ponto alto do evento.

Os projetos artístico-culturais desenvolvidos nas escolas municipais, além dos grupos da cidade, compõem a programação.

Para a secretária de Educação, Regina Mancini, o Fest Ler tem como objetivo aproximar a comunidade das práticas de leitura, permitindo também o acesso do público que não freqüenta o universo literário.

“Nossa idéia é envolver os participantes em um universo cultural que abrange histórias, teatro, dança e música para estimular o prazer pela leitura.

Através da leitura nos tornamos verdadeiros cidadãos e abrimos nossos horizontes.

“O II Fest Ler tem como mascotes membros da Família Traçaletras, numa alusão metafórica às traças que devoram os livros.

Cada um dos membros da familia tem nomes de escritores famosos como Clarice Traçaletras, Vitor Hugo Traçaletras e Alexandre Dumas Traçaletras.

Os personagens recomendam que os alunos “devorem” as leituras, “através de uma viagem aos mundos existentes nas milhares de páginas que habitam as bibliotecas”.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Juiz de Fora)