Alex Canziani acompanha prefeito paulista em apresentação de projetos

PTB Notícias 24/06/2007, 10:53


O deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), presidente da Subcomissão de Educação de Novas Tecnologias Educacionais da Câmara dos Deputados, acompanhou na última semana o prefeito do município de Nova América da Colina, Alceste Iwanaga “Tico” de Santana (PMDB), que foi a São Paulo para conhecer alguns projetos de tecnologia educacional, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino naquele município, há muito tempo considerado baixa.

Nova América está localizada a 32 quilômetros de Cornélio Procópio, no norte do Estado de São Paulo e está entre os dez piores municípios brasileiros em educação básica segundo o índice Ideb, do MEC, divulgado recentemente.

Tirou 1,7 na Primeira Fase do Ensino Fundamental.

O resultado chocou o prefeito, que agora resolveu colocar a educação como a prioridade “número um” do município: “Vamos nos empenhar para resolver este problema, não pode continuar como está, é um absurdo!”, destacou.

Ele não quer deixar cair a auto-estima da população diante do resultado.

Santana está propondo um autodesafio: “Agora, a nossa meta será até 2009 dobrar [3,4] o índice obtido este ano.

Melhor ainda será se entrarmos na média”, salientou.

A média brasileira do Ideb foi 3,9, e a projeção do MEC é para que Nova América atinja 3,0 daqui dois anos.

Para atender ao desafio, a secretária municipal de Educação, Guiomar Nunes, esteve em Ribeirão Preto (SP) neste dia 22 para realizar os primeiros contatos técnicos com a escola COC, um grupo educacional que aplica uma metodologia especial de ensino e que estaria disposto a formalizar uma parceria com Nova América da Colina.

O método da COC já é aplicado em muitas escolas públicas de municípios paulistas – metade delas classificou-se entre as dez melhores do Ensino Fundamental (1ª Fase), segundo o Ideb.

A escola e Editora COC já haviam sido visitadas pelo prefeito na semana passada, junto com o deputado Canziani.

Lá, foram recebidos pelo diretor geral José Henrique del Castillo Melo e pelo diretor administrativo comercial Emanuel Adriano de Souza.

Agência Trabalhista de Notícias