Alex Canziani comemora instalação de campus da UFPR em Jandaia do Sul

PTB Notícias 18/02/2014, 17:52


A direção e parte do “staff” da Universidade Federal do Paraná estiveram em Jandaia do Sul para instalar oficialmente uma unidade da instituição, que começou a funcionar provisoriamente na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan).

A Fafijan vai abrigar a universidade provisoriamente até que o campus fique pronto, numa área de 240 mil metros quadrados (saída para Bom Sucesso), a quatro quilômetros do centro da cidade.

Idealizador e articulador para a instalação do campus, o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), esteve presente na solenidade.

“A vinda do campus não é apenas uma conquista histórica de Jandaia, é de toda a região.

É um marco para a educação do Paraná”, salientou.

Para Canziani, o campus da UFPR vai virar uma área de convergência do ensino regional.

Neste início, a universidade vai oferecer os cursos de Computação (licenciatura), Ciências Exatas e as engenharias Agrícola, de Alimentos e de Produção.

Serão 250 vagas por ano.

A pedido do reitor Zaki Akel Sobrinho, Canziani vai se reunir, no Ministério da Educação para agilizar a licitação visando as obras do campus, que estão inicialmente orçadas em R$ 44 milhões.

Com o dinheiro serão construídos prédios, salas de aulas e laboratórios, entre outras obras, em dois anos.

A nova unidade da federal (será o terceiro campus fora de Curitiba) tem como diretor o professor de Matemática Roberto Pettres, aprovado em concurso público em 2011.

Ele assume a administração da nova estrutura de forma “pró-tempore” até que sejam realizadas eleições para a direção.

A UFPR de Jandaia conta até agora com 14 professores, sendo 10 recentemente aprovados em concurso e quatro que foram transferidos de outros campus.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Bem Paraná