Alex Canziani conclama prefeitos paranaenses a fazer inscrição no PAR

PTB Notícias 15/01/2009, 14:51


O deputado federal Alex Canziani, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, conclamou esta semana os prefeitos e secretários municipais paranaenses a fazer a inscrição do município no Plano de Ações Articuladas (PAR) .

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), 77 municípios paranaenses ainda devem a entrega do planejamento, que deve ser executado até 2011.

A partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007, todas as transferências voluntárias e a assistência técnica a estados, Distrito Federal e municípios, estão vinculadas à adesão ao Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do PAR.

“Eles têm que fazer [a inclusão do município], se não ficará difícil a liberação de verbas”, alertou o parlamentar petebista.

Para acompanhar o desenvolvimento do Plano de Ações Articuladas (PAR) de cada cidade é necessário que os novos secretários municipais de educação, que assumiram no dia 1º, façam um cadastro no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec).

Uma vez cadastrado, o gestor recebe uma senha que lhe permite verificar o andamento dos projetos do seu município.

Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB) indicam que nestes primeiros 14 dias de janeiro, somente 50 secretários se cadastraram no Simec.

AÇÕES – Como o PAR é um programa de médio prazo, assessores da Secretaria de Educação Básica sugerem que é importante que o gestor conheça o diagnóstico da sua cidade, as ações previstas para cada ano e os tipos de apoio que pode receber do Ministério da Educação.

A maioria dos municípios solicitou no PAR, por exemplo, a formação continuada de professores da educação básica e cursos de atualização para gestores.

No final de 2008, os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.

563 municípios aderiram ao Compromisso Todos pela Educação, porém mais de mil cidades ainda não fizeram o PAR.

Para fazer o cadastro, o secretário de educação deve entrar na página do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), onde estão informações sobre o PAR e um roteiro para preencher os dados no Simec.

Nome completo, CPF, unidade da Federação, município, são alguns dados pedidos.

Agência Trabalhista de Notícias