Alex Canziani destaca inclusão digital em Santa Cecília do Pavão (PR)

PTB Notícias 26/12/2007, 8:19


Santa Cecília do Pavão, cidade administrada pelo prefeito petebista Edimar dos Santos, e que é conhecida como a “Cidade Digital”, será um dos cinco municípios brasileiros a participarem da primeira etapa do programa “Um Computador por Aluno (UCA)”, do Ministério da Educação, que prevê em 2008 a entrega de microcomputadores portáteis para todos os seus alunos e professores da rede pública de ensino.

O projeto faz parte do plano de inclusão digital do Governo eprevê atender futuramente até 300 escolas do país.

Santa Cecília, que desenvolve um avançado projeto de conexão de internet banda larga sem fio, fica no Norte do Paraná, tem 4.

500 habitantes, 1.

100 alunos na rede pública e 144 professores.

“Todos eles serão beneficiados, sejam das escolas municipais ou estaduais”, comemora o prefeito Edimar dos Santos, do PTB paranaense.

Além de toda a comunidade educacional do município norte-paranaense, apenas as cidades Barra dos Coqueiros (SE), São João da Ponta (PA), Tiradentes (MG) e Terenos (MS) também terão o mesmo benefício, conhecido informalmente como “UCA Total”.

Os critérios utilizados pelo MEC para a escolha dos municípios são ter um número pequeno de habitantes (para poder atender todos os alunos e professores), já ter uma estrutura de conexão de banda larga e sem fio ou o compromisso de implantá-las por parte do Estado ou município.

Santa Cecília atende a todos os requisitos.

“Não podemos ficar esperando as coisas acontecerem.

Temos que ir atrás para viabilizar grandes projetos como esse, do UCA”, justifica o deputado federal Alex Canziani, do PTB do Paraná, um dos articuladores pela inclusão de Santa Cecília no projeto.

Canziani, membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, foi o idealizador do projeto “Cidade Digital”, que transformou Santa Cecília do Pavão em referência nacional na comunicação wireless (sem fio), o que foi fundamental para a inclusão do município no projeto do MEC.

No caso de Santa Cecília, o Governo federal vai investir R$ 833.

480,00 para a aquisição de 1.

244 micros.

Antes, porém, de começarem a utilizar os seus laptops, todos os professores e alunos passarão por aulas de capacitação a serem oferecidas pelos técnicos e docentes do campus da Universidade Tecnológica Federal de Cornélio Procópio e por monitores formados dentro do próprio projeto Cidade Digital.

Em Santa Cecília, funciona as escolas municipais Cícero Bittencourt Rodrigues e Manoel Ribas; e as estaduais Vicente Galvão e Colégio Jerônimo Faria Martins.

fonte: site do Deputado Alex Canziani (PTB-PR)