Alex Canziani divulga no Paraná projeto “Parlamento Jovem Brasileiro”

PTB Notícias 24/08/2009, 11:31


Um estudante do ensino médio, na faixa entre 16 e 22 anos, também pode ser deputado.

Isso mesmo: é o projeto “Parlamento Jovem Brasileiro”, que a Câmara Federal realiza todos os anos como prática de cidadania e participação popular.

Para ajudar na divulgação do projeto, o deputado federal Alex Canziani, presidente do Diretório do PTB no Paraná e membro da Comissão de Educação da Câmara, reuniu no último sábado (22/8) 26 diretores, professores e representantes de escola em seu escritório regional, em Londrina, ocasião em que explicou a sistemática da promoção.

“Esta será a sexta edição do projeto e estamos dispostos a colaborar.

Se queremos contribuir para uma política melhor no país, é importante a participação do jovem”, ressaltou o parlamentar petebista.

O QUE É – O Parlamento Jovem é um programa da Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) que proporciona o exercício da cidadania e oportuniza o conhecimento da rotina dos trabalhos legislativos e a representação política.

Além disso, propicia a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

“Os alunos interessados devem elaborar projetos de lei nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo”, explica Alex Canziani.

COMO PARTICIPAR – Para participar, o interessado deverá estar matriculado e frequentando regularmente o terceiro ano do ensino médio, ter entre 16 e 22 anos de idade e não pode ter participado de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

A inscrição poderá ser feita na própria escola, e a seleção será feita conforme critérios a serem estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação, levando em consideração a qualidade dos projetos de lei a serem apresentados pelos concorrentes.

O Paraná vai selecionar cinco “deputados jovens”, com o resultado sendo divulgado no dia 26 de outubro na página do Parlamento Jovem Brasileiro, através do site: (http://www.

camara.

gov.

br/) http://www.

camara.

gov.

br.

DESPESAS PAGAS – O Estado mandará os seus selecionados para a Câmara Federal, em Brasília, no período de 9 a 13 de novembro, ocasião em que será instalado o Parlamento Jovem Brasileiro.

Todas as despesas referentes à promoção serão por conta da Câmara, como transporte aéreo; traslados aeroporto/hotel/aeroporto; traslados interno durante o evento; e despesas referentes a acomodações, alimentação e eventuais problemas.

Até mesmo a vestimenta ou traje oficial deverá ser seguido à risca: os homens terão que usar paletó e gravata e as mulheres, saia ou calça comprida e blazer.

fonte: Assessoria do Deputado Alex Canziani (PTB-PR)