Alex Canziani diz que governo está certo ao investir no ensino técnico

PTB Notícias 16/06/2009, 9:23


O Deputado Alex Canziani (PTB-PR) ressaltou, no plenário da Câmara, na última semana, a importância do país investir na Educação, embora reconheça que o governo vem trabalhando para que os jovens sejam mais bem preparados para o mercado de trabalho.

Segundo o Deputado, “a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC realizou uma pesquisa nacional com os alunos egressos dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica entre 2003 e 2007.

A pesquisa faz parte do conjunto das ações que compõem o trabalho do governo em relação à Educação Profissional e Tecnológica.

Uma iniciativa jamais realizada pela SETEC, o que torna o estudo inédito.

Nada mais apropriado para o momento em que a rede se expande e os Institutos Federais surgem.

A pesquisa nos possibilita realizar uma importante leitura de dados e vem, de certa maneira, corroborar o atributo de qualidade e de credibilidade que a sociedade brasileira confere à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”.

Canziani frisou que o objetivo do estudo é analisar a formação técnica de nível médio em relação a três aspectos: a empregabilidade dos egressos, a continuidade dos estudos após a conclusão dos cursos técnicos e a avaliação pelos egressos quanto à formação técnica recebida.

Segundo dados da pesquisa, 72% dos alunos que saíram dos cursos técnicos trabalham; desses, 65% trabalham na área de formação.

90% dos ex-alunos qualificam as instituições de ensino técnico de modo geral como boa e ótima.

No que se refere ao rendimento do técnico, a pesquisa observou que 57% daqueles que se formaram ganham até 3 salários e 8% ganham acima de 5 salários mínimos.

“Na análise dos dados ficou evidente a importância da formação técnica ofertada aos jovens deste país através da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica, na perspectiva tanto da inserção no mundo do trabalho, como também das possibilidades que se tem de condições mais favoráveis de permanência ou mobilidade no trabalho.

Então, concluímos que o governo federal está no caminho certo ao investir pesado no ensino técnico.

E reitero, como presidente da Frente Parlamentar de Educação Profissional e Tecnológica, que esta Casa precisa continuar os esforços em prol da educação”, finalizou o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias