Alex Canziani exalta avanços na educação previstos na LDO 2019

PTB Notícias 19/07/2018, 15:38

Imagem Crédito: Cleia Viana/Câmara dos deputados

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1532101549415{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado Alex Canziani (PTB-PR) comemorou a aprovação pelo Congresso Nacional de diversas conquistas para a área da educação na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019 (LDO). A LDO é a lei que orienta a elaboração do orçamento do ano seguinte e foi aprovada na quinta-feira (12).

“O ministro da Educação, Rossieli Soares, desde o início da tramitação da LDO, buscava apoio por parte dos parlamentares, para que nós pudéssemos ter avanços na LDO”, disse o parlamentar.

Entre as conquistas para a educação na LDO, Canziani destaca a superação de um antigo problema. “Os recursos que as universidades públicas brasileiras geram, seja através de convênios, seja através de contratos, muitas vezes não ficavam para a própria universidade. Isso era uma coisa que desestimulava as universidades para buscarem novos recursos para as mesmas”, explica.

Por conta dessa limitação, o valor dos recursos gerados pelas universidades públicas acabava sendo descontado do montante destinado a elas pelo governo federal.

“Através dessa alteração que fizemos aqui, daremos um passo importante para que possamos estimular as universidades a irem em busca de mais recursos para poder desenvolver suas atividades”, comemora Alex Canziani.

A LDO também traz para 2019 a prioridade para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a autorização para nomeação de novos servidores para a reposição de vagas nas áreas de educação e para as instituições federais de ensino recentemente criadas.

O texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019 será enviado à sanção presidencial.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]