Alex Canziani participa da aula inaugural da UAB em Bandeirantes (PR)

PTB Notícias 1/04/2009, 14:43


Os cursos à distância patrocinados pelo Ministério da Educação, por intermédio do projeto Universidade Aberta do Brasil, já começam a virar realidade em muitos municípios paranaenses, como em Bandeirantes, no Norte do Estado, que realizou a sua aula inaugural na última sexta-feira (27/03), na escola Santa Terezinha.

O deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), participou do evento e foi quem ajudou a gestionar o projeto da UAB bandeirantense no MEC.

Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento, principalmente alunos, professores e diretores municipais.

A Universidade Aberta de Bandeirantes oferece cursos superiores de graduação com licenciatura em Matemática, Pedagogia e Letras Português-Espanhol, através da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que oferecerá aulas à distância através da tecnologia denominada “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-MODEM)”, pela qual é possível realizar o Módulo Introdutório da graduação.

Com isso, Bandeirantes virou polo municipal de apoio presencial e atende alunos de 14 cidades da região.

Para concretizar o projeto pedagógico, a UEPG disponibiliza dois tutores presenciais.

FIM DA DRU – Em seu discurso, bastante aplaudido, Canziani, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, elogiou a implantação da UAB em Bandeirantes e aproveitou para informar que até o ano 2011 o Governo federal deverá repassar mais R$ 10 bilhões para o ensino, com o fim da Desvinculação da Receita da União na educação.

O fim da DRU foi aprovada por uma comissão especial criada na Câmara dos Deputados da qual Alex Canziani foi vice-presidente.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a matéria deverá ser aprovada agora pelos plenários do Congresso Nacional e tem o total apoio do próprio Governo.

O parlamentar paranaense disse ainda que a PEC também estabelece a universalização do ensino, tornando obrigatória a inclusão da criança na escola dos 4 aos 17 anos de idade.

PATROLA – Antes da aula inaugural, Alex Canziani participou da solenidade de entrega de uma motoniveladora (patrola) e um rolo compactador.

Os veículos foram adquiridos pela prefeitura de Bandeirantes através do Programa de Máquinas para Prefeituras (Promap), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu)/Paranacidade.

A aquisição contou com a ajuda do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Agência Trabalhista de Notícias