Alex Canziani pede apoio a ministro para construção da sede do IMI

PTB Notícias 24/09/2015, 7:36

O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), e o diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yuan Jinyun, pediram na terça-feira (22/9/2015) ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, apoio para a construção da sede do Instituto de Matemática Industrial (IMI-UFPR), onde funcionará a Rede Nacional de Matemática Industrial.

A sede seria em Curitiba e está orçada em R$ 20 milhões.

A rede integrará centros de pesquisa em todo país para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e à formação de recursos humanos qualificados para a atuação em áreas estratégicas ao desenvolvimento de tecnologia e inovação na indústria brasileira.

Segundo Yuan, a rede integrará centros de pesquisa das universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Ceará (UFC), do Espírito Santo, de Goiás (UFG), do Rio Grande (FURG), das universidades estaduais de São Paulo (USP), Paulista (Unesp), de Campinas (Unicamp), de Londrina (UEL), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Inovação”A inserção do Brasil na economia mundial depende da capacidade de o país desenvolver tecnologia e inovação”, disse Canziani, que buscou apoio, por sugestão do ministro, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – autarquia vinculada ao MC&T, para o desenvolvimento do projeto.

A ideia é juntar pesquisadores de alto nível teórico, que atuam nas mais diferentes áreas, com técnicos do setor produtivo que detêm o conhecimento prático.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Divulgação/Assessoria