Alex Canziani propõe debate sobre doações às universidades públicas

PTB Notícias 5/11/2013, 7:03

As comissões de Educação; e de Finanças e Tributação da Câmara debatem nesta terça-feira (5/11/2013) as dificuldades para efetuar doações às universidades públicas do País.

Para o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que propôs o debate juntamente com o deputado Dr.

Ubiali (PSB-SP), o modelo adotado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para receber doações, parecido com o modelo de instituições europeias e americanas, poderia ser replicado para outras universidades brasileiras.

“Acredito que será muito benéfico para as universidades públicas a adoção desta prática que levará mais recursos para nossas instituições de ensino superior sempre carente de verbas”, afirmou Canziani.

O modelo, acrescenta o Dr.

Ubiali, permite que doações de pessoas físicas, como ex-alunos e empresas privadas, multipliquem os recursos destinados às instituições de ensino superior.

Foram convidados:- a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rigon Weska;- o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira Farias; e- o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Carlos Fernando de Araújo Calado.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Câmara Notícias