Alex Canziani viabiliza recursos para obra de contorno de Apucarana

PTB Notícias 25/03/2011, 12:40

Nesta sexta-feira, 25/03/201, no gabinete municipal de Apucarana, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) assinará ordem de serviço autorizando a empresa vencedora de licitação, Vega Engenharia e Consultoria Ltda.

, de Curitiba, a dar início à elaboração do projeto de engenharia que objetiva a construção de um contorno ferroviário no município.

O valor do contrato é de R$ 2.

381.

232,86, sendo R$2 milhões de verba oriunda de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) – que estará presente no ato – e contrapartida da Prefeitura de Apucarana.

A linha férrea que passa por Apucarana faz parte do entroncamento Londrina/Maringá – Ponta Grossa.

Com previsão de durar até 270 dias, a elaboração do projeto executivo de engenharia contempla, entre outros, estudos de traçado, topográficos, geológicos, hidrológicos, geotécnicos, ambientais e de licenciamento, solução das interferências e projetos geométricos, de terraplanagem, drenagem, desapropriação, superestrutura ferroviária, além de realização de orçamentos, custos, especificações complementares e plano de execução das obras.

Após concluído, o desafio de Apucarana é conquistar recursos para executar o desvio, hoje estimado em R$ 130 milhões, segundo estudo para avaliação do impacto sócio-econômico, ambiental e financeiro realizado em 2008 pela própria Vega.

Todo este processo tem aval da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Assessoria do Deputado Alex Canziani