Aloísio Classmann debate impactos do clima na agricultura familiar

PTB Notícias 12/09/2009, 18:33


Numa realização conjunta das comissões de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente, Economia e o Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi promovida uma audiência pública sobre “os impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar do Rio Grande do Sul”.

O encontro reuniu especialistas e lideranças no Centro Cívico, nesta sexta-feira (11), em Santa Rosa.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Aloísio Classmann (PTB), defendeu a adoção de políticas públicas para enfrentar a situação e reivindicou mais investimentos do governo Federal para o setor agrícola.

Para o parlamentar é fundamental a criação de um novo modelo de seguro que traga tranquilidade para o produtor investir na sua propriedade, evitando o êxodo rural.

Ele ressaltou, também, a necessidade de mais investimentos em irrigação.

“Precisamos agir de forma mais objetiva na prevenção, pois já passamos por sete estiagens nos últimos dez anos.

Esta situação já faz parte da realidade dos nossos agricultores e agora este enfrentamento precisa de políticas públicas mais eficazes”, reforçou.

Participaram dos debates especialistas, representantes de associações, lideranças políticas e do setor.

Além do presidente da Assembleia Ivar Pavan (PT), estiveram presentes os deputados Edson Brum (PMDB) e Elvino Bohn Gass (PT), os prefeitos de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT), de Tuparendi (PDT), Italico Cielo, respectivamente, e os representantes da Embrapa-Trigo, agrônomo Jorge Cerba, e da Fetag, Nívio José Siveris.

Após as audiências no Interior, o Parlamento gaúcho enviará documento aos governos com as contribuições apontadas nesses encontros.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul