Aloísio Classmann propõe fundo de fomento à cultura tradicionalista gaúcha

PTB Notícias 9/06/2009, 11:43


Deputado quer incentivar novos grupos em comunidades carentes .

Com a finalidade de incentivar a produção e facilitar o acesso a produtos e instrumentos musicais vinculados à cultura tradicionalista, o deputado estadual petebista Aloísio Classmann protocolou projeto na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que prevê a criação de um fundo de financiamento para viabilizar formas de difundir a cultura gaúcha, por meio da música e de ações de inclusão social e integração de grupos afins.

Além disso, o FUNFINAPIM foi idealizado pensando nos mais de 2 mil CTGs do Estado que valorizam a preservação da identidade regional dos aspectos culturais típicos do gaúcho.

“Neste sentido, percebemos a importância de um Fundo que proporcione a concessão de tratamento mais benéfico aos instrumentos musicais, suas partes e acessórios, como incentivo da nossa cultura regional.

Propomos um projeto que incentive à produção, mas, sobretudo, proporcione melhores condições de acesso para todos os gaúchos na aquisição de instrumentos musicais, que simbolizam a nossa cultura, buscando manter as nossas raízes”, destacou o parlamentar.

Destinado à concessão de financiamentos às pessoas físicas e jurídicas, o projeto prevê, ainda, a celebração de convênios por meio do Governo do Estado para promoção de cursos de atualização e aperfeiçoamento de professores e especialistas na área.

Segundo o parlamentar, o projeto inclui também a criação de novos grupos tradicionalistas em comunidades carentes, visando a redução da criminalidade e violência, bem como a inclusão social de crianças e adolescentes.

O projeto já foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento.

fonte: site do PTB – RS