ALRS aprova orçamento com emenda sugerida por Santini para hospitais

PTB Notícias 27/11/2014, 8:30


Os deputados aprovaram no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na terça-feira (25/11/2014), o PL 199/2014, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício econômico-financeiro do próximo ano.

A matéria inclui uma emenda solicitada pelo deputado Ronaldo Santini (PTB), que amplia em mais R$ 183 milhões os recursos de custeio dos hospitais filantrópicos.

Com isso a reserva orçamentária para 2015, que beneficia esse seguimento, chegará em R$ 300 milhões.

Como presidente da Frente Parlamentar de Apoios às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia, Santini sugeriu o aumento da rubrica ao relator do orçamento, deputado Marlon Santos (PDT), que acolheu o pedido e apresentou a emenda.

O valor servirá para o cofinanciamento dessas instituições, que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esta aprovação, Santini confirma seu compromisso com as entidades integrantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficientes, Religiosos e Filantrópicos do RS.

“Assim como no ano passado, estamos novamente aumentando os recursos estaduais que vão contribuir para que nossos hospitais filantrópicos mantenham-se abertos no atendimento da população gaúcha pelo SUS.

São valores fundamentais para a manutenção do trabalho qualificado que nossas Santas Casas realizam com excelência”, disse o petebista.

O Rio Grande do Sul conta com 245 unidades hospitalares filantrópicas que destinam, em média, 70% dos seus serviços ao SUS.

Essas casas necessitam, fundamentalmente, desse aporte financeiro estadual.

A emenda aprovada é parte integrante do compromisso do governo gaúcho de destinar 12% da receita líquida para a saúde.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) Foto: Thanise Melo/Agência ALRS