Amazonino afirma que Prefeitura de Manaus reformará postos de saúde

PTB Notícias 7/09/2009, 9:49


O prefeito de Manaus, o petebista Amazonino Mendes, anunciou nesta semana que a administração da capital do Estado do Amazonas vai reformar os 20 Postos de Saúde Rural (PSR) do município, investindo cerca de R$ 1,6 milhão.

A reforma dos postos está inserida no Programa de Reestruturação da Rede Pública Municipal de Saúde, que prevê a readequação dos serviços de atenção básica em toda a cidade.

Além da reforma física das unidades da zona rural, o projeto da Prefeitura de Manaus inclui outras providências, como a implantação que está em curso de bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) nas comunidades da região dos rios Negro e Amazonas e a reforma das dez “ambulanchas” do SAMU Fluvial, embarcações equipadas para prestar serviço de socorro para os ribeirinhos.

A Prefeitura também reformou, recentemente, o Barco da Saúde Catuiara e renovou a parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), proprietário da embarcação, que leva atendimento médico ambulatorial e os serviços de imunização aos ribeirinhos.

MelhoriasAs intervenções para melhorar a assistência na zona rural já começaram.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Manaus inaugurou um consultório odontológico no Posto de Saúde Rural de São Pedro, que atende a quatro comunidades daquela área – São Francisco, Bom Jesus, Água Branca e ramal do Leão.

Cerca de 300 famílias da AM-010 passarão a ter acesso a atendimento odontológico no local.

Na comunidade São João, localizada no quilômetro 04 da BR-174 foi anunciada a construção de um novo posto em substituição ao atual, que se encontra em condições precárias.

A obra vai beneficiar aproximadamente 2,5 mil pessoas que moram na área.

Os cerca de 4 mil habitantes do Ramal do Pau Rosa também já foram beneficiados com a contratação de médico, enfermeiro e um dentista para o posto da área que também será reformado.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Manaus)