Amazonino anuncia licitação para construção de complexo viário em Manaus

PTB Notícias 22/06/2009, 7:38


A Prefeitura de Manaus vai abrir em agosto o processo de licitação para a construção do complexo viário do Aleixo, nos cruzamentos da avenida Umberto Calderaro Filho com a avenida André Araújo e as ruas Natal e Belo Horizonte.

O anúncio foi feito neste final de semana pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB) que, ao lado do secretário municipal de Infra-estrutura, Américo Gorayeb, esteve visitando canteiros de obras abertos pela cidade.

Inevitáveis e necessários.

Assim Amazonino considerou os transtornos causados com o fechamento da avenida Umberto Calderaro Filho, antiga rua Paraíba, para a construção da passagem de nível na altura do cruzamento com a avenida Ephigênio Salles.

Isto porque a obra virá amenizar os problemas de trânsito naquela região, avalia Amazonino, que esteve verificando o andamento das obras do viaduto da Bola do Coroado e o mutirão de limpeza e tapa-buracos no bairro do parque Dez e adjacências.

“Estamos fazendo nosso papel e trabalhando para termos um novo complexo viário urbano.

Com essas obras dentro de um ano Manaus terá um sistema transporte bom”, disse o prefeito.

Diante deste ritmo de construção, Amazonino entende ser preciso que a população compreenda as intervenções e se adapte aos transtornos uma vez que outras obras relacionadas ao trânsito serão iniciadas em breve.

“Vamos alargar várias ruas na cidade e logo iniciaremos as obras no Aleixo.

Será um tempo de sacrifícios para a população, mas para consertar a cidade faremos isso várias vezes”, alertou.

No canteiro de obras da passagem de nível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, o prefeito constatou que a construção se encontra no estágio preparatório da perfuração do solo para instalação de estacas de concreto e aço, a base da escavação da trincheira.

A antiga Rua Paraíba foi interditada na quinta-feira, 18.

Desde então, agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT) orientam condutores de veículos quanto as vias que constituem alternativas de escoamento do trânsito.

Em processo acelerado, a obra do viaduto da Bola do Coroado, tem prazo para ser concluída em janeiro de 2010.

Lá o prefeito Amazonino Mendes verificou a escavação da passagem de baixo (trincheira) do complexo viário e a colocação das lajes de sustentação.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Prefeitura de Manaus