Amazonino inaugura Praça 5 de Setembro e fala sobre greve de ônibus

PTB Notícias 2/05/2010, 14:25


O prefeito de Manaus, o ptebist Amazonino Mendes, acompanhado do governador Omar Aziz, inaugurou na última sexta-feira (30/4), o mais novo cartão postal da capital do Amazonas, a Praça 5 de Setembro, conhecida popularmente como Praça da Saudade.

Na ocasião, durante seu discurso, fez questão de esclarecer a população, o posicionamento da Prefeitura de Manaus em relação à greve dos rodoviários.

De acordo com o prefeito, era muito satisfatório estar entregando a população, uma obra de restauro que resgata fielmente o projeto original da praça, fundada em 1865.

Porém, não poderia deixar de esclarecer sobre a greve dos motoristas de ônibus.

Amazonino explicou que todos os anos, na época do dissídio, patrões e empregados entram em conflito por aumento salarial.

“Este ano os motoristas querem um aumento de 10%, sendo que índice do INPC é em torno de 5%.

Os empresários dizem que não podem pagar mais, porque terão problemas para por os ônibus nas ruas, já os motoristas dizem que se não receberem fazem greve, daí se dá o impasse” esclareceu.

Quanto ao posicionamento da prefeitura, o Amazonino disse que após levantamento, constatou que os motoristas de ônibus em Manaus possuem o melhor salário do Brasil, e que o valor do aumento pedido por eles é 4,5% maior que o índice de inflação.

“No ano passado intermediei esse impasse, chamei os empresários para negociar e a passagem de ônibus teve aumento, esse ano não vai acontecer isso, porque quem paga essa conta é o povo” garantiu prefeito.

Ele lembrou que baixou o preço da passagem, após conseguir reorganizar o sistema de meia passagem para estudantes, que detectou 260 mil carteirinhas fraudulentas.

O prefeito disse ainda que vai solicitar a justiça do trabalho que trabalhe com a rapidez necessária para que a cidade não sofra, “Conforme a decisão da justiça tomarei minhas providências, mas não quero que o povo pague a conta” declarou.

Amazonino agradeceu a presença do governador Omar Aziz, e disse estar muito feliz com a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, que através de uma nova ação conjunta, irão resolver problemas da cidade.

“Eu pedi que ele me ajudasse a ajeitar essa cidade, e ele disse que nós vamos fazer uma nova Manaus.

Por isso vou me doar cada vez mais por esse município, porque agora o povo está amparado de verdade”, disse o prefeito.

Em relação a praça, Amazonino disse que além do regaste histórico, ela traz a modernidade , pois dispõe para a população uma rede permanente de conexão a internet via wireless “aqui todos poderão trazer seus computadores e usufruir de conexão a internet”, finalizou Amazonino.

Após a inauguração, o prefeito acompanhado do governador e outras autoridades, participou de coquetel no Rio Negro Clube e apreciou o show da Big Manaus Band.

PraçaAs obras de restauro da Praça 5 de Setembro custaram cerca de 2,7 milhões de reais, e foram custeadas através de convênio entre a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona franca de Manaus –Suframa.

A obra de restauro resgatou fielmente o projeto original da praça, trazendo de volta a iluminação com postes estilo republicano, pergolado em madeira de lei, bancos no estilo francês, e lixeiras de ferro fundido.

O monumento a Terreiro Aranha, ganhou um tratamento especial, sendo todo reformado desde a sua base de granito até a estátua em bronze.

fonte: site da Prefeitura de Manaus (AM)