Amazonino lançará em Brasília a Cúpula Amazônica de Governos Locais

PTB Notícias 12/07/2009, 11:40

A Cúpula Amazônica de Governos Locais (CAGL) será lançada nacionalmente na próxima quarta-feira (15/7), durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, oportunidade em que estarão na capital federal mais de 5 mil prefeitos de todo o País.

O objetivo do lançamento – que será feito durante reunião plenária no Hotel Brasília Alvorada, pelo prefeito de Manaus, o petebista Amazonino Mendes, juntamente com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra, – é pautar os gestores do País sobre a importância do desenvolvimento e da preservação da Amazônia.

Será proposta a formação de um grupo de trabalho que será apresentado na Marcha, evento que reúne o maior número de representantes municipalistas da América Latina.

A CAGL está sendo realizada pela Prefeitura de Manaus, Confederação Nacional dos Municípios, Associação Amazonense dos Municípios, em parceria com o ICLEI, FLACMA e CIFAL.

A Cúpula acontecerá de 7 a 9 de outubro, no Centro de Convenções do Studio 5, em Manaus.

A intenção é atrair para a floresta amazônica as atenções mundiais, com o propósito de formular uma proposta para a Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), que acontecerá em dezembro deste ano, na Dinamarca.

Na oportunidade, os países signatários do Protocolo de Kyoto estarão fazendo a revisão das metas traçadas para redução das emissões de Carbono, tendo como parâmetro os resultados da COP 14, que ocorreu em 2008, na Polônia.

Da COP 15, resultará o texto final do acordo.

O objetivo da CAGL é debater em painéis temáticos e reuniões setoriais sobre gestão ambiental, tendo como tema central a inclusão da Amazônia nas Negociações de Mudanças Climáticas.

Na segunda-feira (13), às vésperas da abertura da Marcha, que ocorrerá de 14 a 16, os representantes locais da região amazônica se reunirão para discutir os principais itens da Cúpula.

O encontro acontecerá no Hotel San Peter, que fica no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 2.

Bloco D, a partir das 15h.

A pauta será estruturada no tema: Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico.

Além disso, os trabalhos buscam viabilizar o movimento a favor da floresta em pé, fazendo frente à iniciativa das Nações Unidas de não incluir as florestas nas negociações de crédito de carbono.

Mais do que discutir as políticas de desenvolvimento, a Cúpula será responsável por elaborar um diagnóstico dos governos locais amazônicos tanto do Brasil como dos países vizinhos sobre a mudança climática da região.

Com este material, o grupo levará a voz dos Municípios à Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), que será realizada em dezembro, na Dinamarca.

O COP é maior evento internacional que discute mudanças climáticas e este ano a conferência fará a revisão do Protocolo de Kyoto.

fonte: site da Prefeitura de Manaus (AM)