Amazonino Mendes anuncia 20 mil bolsas para estudantes universitários

PTB Notícias 11/01/2011, 10:01


O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB-AM), se emocionou com uma homenagem prestada por alunos contemplados pelo Bolsa Universidade e seus familiares durante cerimônia de lançamento das inscrições para o programa este ano, realizada nesta segunda-feira (10/01), no auditório da Prefeitura.

Na ocasião, o prefeito também anunciou a ampliação das 11 mil bolsas de estudos disponíveis nesta fase para 20 mil até o final do ano.

Quem quiser concorrer a uma bolsa de estudo deve estar credenciado a uma instituição de ensino parceira do programa e realizar sua inscrição no período de 10 a 21 de janeiro.

O prefeito atribui a criação do programa ao seu comprometimento com a educação e anunciou que as 11 mil vagas serão ampliadas.

“Eu sei que estas 11 mil bolsas podem chegar a 20 mil ainda este ano”, afirmou Amazonino.

Ele disse ainda que pretende elaborar uma cartilha com dados técnicos do Bolsa Universidade para enviar a outras prefeituras.

Segundo o prefeito, o objetivo é expandir esse programa de inclusão social para outros jovens Brasil a fora.

“Esse programa é incomum, não tem no país e não é matéria de município.

Mas aqui já está ajudando onze mil jovens a romper uma barreira e dar uma caminhada positiva para si, para sua família, para seu município e para seu país”, destacou.

HomenagemO programa já ajudou cerca de 300 alunos a concluírem seus cursos.

Alguns deles, acompanhados de seus familiares, foram até a cerimônia de lançamento das inscrições para agradecer pessoalmente ao prefeito Amazonino Mendes.

Jucilande Batista contou que quase desistiu do curso por problemas financeiros, mas que com a ajuda do programa conseguiu realizar o sonho do curso superior.

“Pensei em desistir, mas agora quero ir mais longe.

Fazer uma pós-graduação e quem sabe um mestrado”, disse o bolsista emocionado.

Sua mãe, Jacira Batista, também fez questão de agradecer publicamente o benefício recebido por sua família.

“Sabemos que isso vai beneficiar não só aos bolsistas, mas as famílias de cada um deles, que vão notar as mudanças que o estudo proporciona”, disse a mãe do bolsista ao comentar que seu filho já atua no mercado de trabalho, exercendo o conhecimento adquirido na universidade.

InscriçõesO secretário-executivo do Bolsa Universidade, Rony Siqueira, explicou que as inscrições podem ser feitas na internet pelo site www.

manaus.

am.

gov.

br.

Ele destacou também que no primeiro momento quem buscar o endereço eletrônico para fazer sua inscrição pode ter uma pequena dificuldade, devido o grande número de acessos.

“Muitas pessoas estão à procura de nosso site para realizar as inscrições, porém, o prazo final é até o dia 21 deste mês”, disse o secretário.

Para fazer a inscrição é necessário que o interessado já esteja aprovado em vestibular, em uma das instituições de ensino credenciadas ao programa.

Siqueira lembrou que há possibilidade de fazer o vestibular agendado em algumas instituições de ensino até o dia 20 para não perder o período de inscrições.

“Algumas faculdades oferecem o vestibular agendado, que possibilita que o aluno possa se matricular e fazer sua inscrição a tempo”,explicou.

São onze mil vagas para 13 instituições de ensino superior parceiras do programa.

A lista com a relação de faculdades e curso consta no portal do Bolsa Universidade localizado no site da Prefeitura.

Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Manaus