Amazonino Mendes anuncia a construção de 300 salas de aula

PTB Notícias 5/02/2009, 11:29


O prefeito da cidade de Manaus, o petebista Amazonino Mendes, anunciou que a sua administração vai construir este ano 20 escolas com um total de 300 salas de aula.

Para o próximo ano a meta é construir mais 300 salas de aula, zerando o atual déficit de 600 salas.

O prefeito disse que de imediato dos 28 mil alunos matriculados no turno intermediário 18 mil já irão estudar no horário normal.

A previsão é que durante o transcorrer deste ano os outros 10 mil também sejam transferidos para os turnos da manhã ou da tarde.

O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do ano letivo de 2009, no auditório da Universidade Nilton Lins, com a presença de mais de 4 mil professores da rede municipal de ensino.

Ali, o prefeito Amazonino Mendes adiantou, também, que serão criados programas de estímulo aos professores e programa de formação continuada para que esses profissionais possam melhorar a qualidade de vida.

“O professor é a categoria mais injustiçada do Brasil.

Vou dedicar o meu governo aos professores.

Vamos trabalhar para que este ano seja importante para a educação do município”, destacou o prefeito.

No evento, que desenvolveu o tema “Todos pela aprendizagem da leitura e da escrita”, foram anunciadas as metas a serem alcançadas este ano pelas escolas da rede municipal.

A secretária municipal de Educação, Terezinha Ruiz, explicou que uma das metas principais é assegurar que 100% dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental concluam o ano letivo sabendo ler e escrever, eliminando-se a política de passar o aluno de ano sem o devido preparo.

A secretária disse, ainda, que será implantado o programa de Assessoramento e Monitoramento da Educação (AME), sendo formada uma equipe de pedagogos e técnicos em educação para auxiliar os professores a atingirem as metas desejadas.

Será criada também uma equipe multidisciplinar para combater a evasão escolar.

No plano de ações pedagógicas está prevista a informatização de toda a rede municipal de ensino e a criação do Portal do Professor com acesso a internet pela banda larga, para que os professores possam se comunicar diretamente com os gestores escolares, podendo apresentar idéias e buscar informações sobre a política educacional.

Além disso será criado o Prêmio Escola Alfabetizadora.

fonte: site da Prefeitura de Manaus (AM)