Amazonino Mendes dá continuidade ao projeto de modernização de Manaus

PTB Notícias 15/06/2009, 7:59


O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), determinou e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, iniciou a retirada de barracas de lanches e churrasco, venda de passagem fluvial e carrinhos de refrigerantes das calçadas da Manaus Moderna, no centro, próximo ao mercado Adolpho Lisboa.

Nada contra os camelôs que precisam trabalhar para ter dignidade e sustentar suas famílias, mas daí, entulhar as ruas da cidade, ocupar as calçadas com suas bancas e barracas de lonas, dificultar a locomoção de transeuntes, não pode e nem deve ser visto como algo normal.

Espero, que a ação ocorrida na Manaus Moderna, dando outra visão ao local, chegue a outros pontos centrais da capital, como as ruas dos Barés, Marques de Santa Cruz, Dr.

Moreira, Av.

Eduardo Ribeiro e Praça da Matriz, onde a presença de camelôs é absurda, além das calçadas que são ocupadas por mercadorias das próprias lojas.

Me recordo que num passado não muito distante, o então prefeito da capital, senador Artur Virgílio Neto, PSDB comprou a briga com os camelôs e conseguiu limpar o centro da cidade dos ambulantes.

Ao deixar a prefeitura tudo voltou como antes e a bagunça retornou ao centro.

Não basta apenas limpar as ruas centrais dos ambulantes, que precisam trabalhar.

É necessário que a Prefeitura crie uma estrutura, o tão falado “camelódromo” para abrigar esses trabalhadores informais e possam continuar com os seus negócios, sem atrapalhar a vida da cidade, mas do jeito que a coisa está no centro, não dá para continuar.

Manaus, a maior capital da região, a metrópole da Amazônia, precisa e deve ser modernizada, especialmente, quando a cidade começa a se preparar para ser uma das subsedes da Copa de 2014, para que os nossos visitantes encontrem uma cidade limpa, simpática e agradável aos olhares dos turistas e aos nossos também.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog de Osny Araújo