Amazonino Mendes e Implurb legalizarão cinco mil imóveis neste ano

PTB Notícias 31/01/2011, 12:02


A Prefeitura Municipal de Manaus através do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) pretende conceder mais de cinco mil títulos definitivos de imóveis neste ano.

O anúncio foi feito ontem pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, durante a solenidade de entrega de 475 títulos definitivos aos moradores dos bairros Colônia Terra Nova e Petrópolis.

O prefeito informou ainda que em abril a Prefeitura deva concluir o novo cadastramento de imóveis georeferenciados em Manaus.

A solenidade de entrega de títulos foi realizada no auditório da Prefeitura reunindo mais de 500 pessoas, em sua maioria pessoas beneficiadas com a entrega dos títulos definitivos.

O prefeito estima que haja hoje em Manaus, cerca de 200 mil imóveis sem titularidade definitiva de posse.

Esta é a segunda entrega de títulos definitivo aos moradores da Colônia Terra Nova.

Em dezembro de 2009, o prefeito Amazonino Mendes fez a entrega dos primeiros 500 títulos de posse.

A Colônia Terra Nova foi fundado em 1992.

Residem no bairro cerca de quatro mil famílias.

Hoje o bairro conta com os principais serviços públicos, unidade básica de saúde, três escolas municipais e posto policial.

“Esse é um início de uma série.

O planejamento do Implurb é de entregar durante o ano de 2011 de cinco mil títulos”, afirmou Manoel Ribeiro.

Segundo o diretor-presidente do Implurb uma equipe de funcionários e estagiários do órgão está trabalhando no bairro Jorge Teixeira.

Eles estão fazendo cadastro de famílias de diversas comunidades que vão receber nos próximos dias outro lote de títulos definitivos.

O prefeito Amazonino Mendes informou às famílias presentes que determinou um completo levantamento de imóveis para efeito de cadastramento, através de aerofotogrametria e geoprocessamento.

“Manaus agora vai ganhar um novo cadastro.

O cadastro que se fala é um faz-de-conta.

Nós temos tudo isso processado”, declarou.

O prefeito disse que cadastro vai estabelecer o tamanho e o valor de cada imóvel para “organizar a cidade”.

O novo cadastro deve ser concluído até abril.

O prefeito destacou que o presidente do Implurb está imprimindo no órgão “um conceito novo, dignidade, decência e seriedade no organismo”.

CrescimentoAmazonino lembrou que o crescimento de Manaus foi impulsionado a partir da década de 70, logo após a implantação da Zona Franca de Manaus.

Com o esvaziamento econômico do interior do Amazonas e dos estados vizinhos, Manaus com o novo polo industrial e comercial (importados), atraiu milhares de pessoas.

Para a regularização fundiária, o prefeito lembrou que a Prefeitura cumpre todo um processo que é a desapropriação e a indenização da área ocupada pelos posseiros.

Agência Trabalhista de Notícias (NF), com informações da Prefeitura de Manaus