Amazonino Mendes libera R$ 1 milhão para Festival de Parintins

PTB Notícias 30/05/2009, 11:28

Os representantes do Grupo Folclórico do Amazonas (AGFAM), Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM), Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (Liga) e o Movimento dos Bois de Manaus receberam nesta sexta-feira (29/5), do prefeito de Manaus, o petebista Amazonino Mendes, uma ordem de pagamento no valor total de R$ 1,1 milhão para o Festival Folclórico do Amazonas que começa neste domingo, 31, e vai até 21 de junho no Centro Cultural Povos da Amazonas.

“É um festival tradicional em que mais de 40 mil pessoas estão envolvidas diretamente nos festejos.

Para nós é um sacrifício devido as condições financeiras da Prefeitura, mas mesmo assim estamos felizes em poder colaborar destinando esses recursos aos grupos folclóricos.

Meus votos são para que tenhamos um bom festival”, destacou o prefeito.

Amazonino Mendes cobrou como contrapartida das associações uma programação para os bairros.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (ManausCult), Lívia Mendes, também destacou a importância de se levar o Festival para os bairros como forma de movimentar a economia nas demais áreas da cidade e como fator de geração de renda.

Ela disse, ainda, que o Festival Folclórico do Amazonas está crescendo, com as agremiações se esforçando para apresentar um bom trabalho.

“Está praticamente tudo pronto.

Temos certeza que será um grande festival e a Prefeitura está feliz em poder contribuir com essa festa popular”.

“Graças a Deus podemos contar com o apoio da Prefeitura.

Tivemos um aumento significativo dos recursos para os bumbás e um aumento de 10% para os demais grupos.

Acreditamos que esse festival será um marco na história dos festivais folclóricos porque existiu uma disponibilidade de entendimentos entre todas as agremiações”, disse o presidente da Liga, Aderson Cavalcante.

“Estamos gratos ao prefeito por nos ajudar.

Esse dinheiro vai pagar o trabalho dos artistas que trabalharam na confecção das fantasias e adereços que serão utilizados pelos brincantes dos vários grupos”, acrescentou o presidente da AGFM, Nonato dos Santos.

EstímuloO montante foi dividido entre as quatro agremiações que representam os grupos folclóricos de Manaus.

O Movimento dos Bumbas de Manaus recebeu R$ 240 mil, para a Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGF), foram destinados R$ 217 mil, a Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (Agfam) ficou com R$ 217 mil e a Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus recebeu R$ 457 mil.

Com a Prefeitura cumprindo a sua parte, agora é só comemorar a festa a partir deste domingo, 31, na arena Povos da Amazônia, (antiga Bola da Suframa).

A população está convidada para conferir um mês de espetáculo, com muita dança e saborear as comidas típicas da época.

ProgramaçãoA AGFAM abrirá o festival com apresentações de cangaços e quadrilhas de 31 de maio a 06 de junho.

Mais de 50 grupos de danças folclóricas vão se apresentar nesse período.

O presidente da Agfam, Raimundo Nonato, revela uma novidade.

“Vamos montar uma cidade cenográfica na arena para contar a história de Maués”, disse.

Já Adelson Cavalcante afirmou que as cirandas são uma das atrações mais esperadas pelo público que prestigia o festival.

“O ritmo e a sincronia da dança empolgam durante a apresentação das cirandas, que a cada ano inova no figurino, nas alegorias”, disse Cavalcante.

O presidente da Associação Folclórica de Manaus (AGFM), Milton Ferreira, promete levar muitas novidades para arena, a partir das alegorias.

“Nós estamos aprimorando nossas alegorias para utilizar mais o espaço da arena.

Dessa forma quem for assistir as apresentações de cangaços, cirandas e quadrilhas vai se surpreender com a qualidade e criatividade das danças”, garante Ferreira.

O 53º Festival Folclórico do Amazonas começa neste domingo, 31, a partir das 19h, na arena dos Povos da Amazônia e encerra no dia 21 de junho.

fonte: site da Prefeitura de Manaus