Amazonino quer trocar as “corujinhas” por radares eletrônicos em Manaus

pmm.

am.

gov.

br/noticias/manchete/prefeitura-vai-trocar-201ccorujinha201d-por-radar-eletronico/image/image_view_fullscreen) O Instituto Municipal de Trânsito de Manaus (Imtrans) vai aposentar o sistema eletrônico chamado de “corujinha”, que será substituído por radares eletrônicos no processo de controle da velocidade de veículos nas ruas da cidade.

Foi o que informou na última sexta-feira (30/1) o prefeito da capital do Amazonas, o petebista Amazonino Mendes, durante reunião realizada no prédio da Prefeitura com representantes de cooperativas, associações e empresas de rádio-táxi.

A avaliação é que o sistema de corujinhas, implantado na administração passada, não cumpriu os objetivos esperados principalmente pela colocação dos equipamentos em locais inadequados, muito escondidos, o que resulta em multas desnecessárias para os motoristas menos atentos.

O prefeito explicou que o radar eletrônico é um sistema mais moderno e, portanto, mais eficaz no controle da velocidade de veículos.

“Os radares serão luminosos, o que chama a atenção dos motoristas, e serão colocados em locais escolhidos de forma técnica, através de estudos científicos”, destacou Amazonino, que ouviu também as reclamações dos taxistas, que reivindicam mais fiscalização para impedir que os motos-táxis continuem a atuar em toda a cidade.

“Antes os motos-taxistas atuavam apenas nas zonas Norte e Leste, mas agora estão atuando livremente em todas as áreas da cidade”, disse o presidente do Sindicato dos Taxistas de Manaus, Luiz Augusto Aguiar.

Os taxistas reclamam também da atuação dos donos de kombi lotação e microônibus executivos que, segundo Luiz Aguiar, param fora das paradas de ônibus para pegar passageiros.

Os representantes dos taxistas ouviram do prefeito Amazonino Mendes que dentro de 15 dias será concluído um estudo técnico definindo como a Prefeitura irá agir para disciplinar esse setor.

“Os taxistas estão perdendo renda devido à ação de predadores do sistema de transporte.

Vamos intervir para colocar ordem e disciplinar o setor”, destacou o prefeito.

Amazonino Mendes adiantou, ainda, que dentro de 20 dias será publicado o edital de licitação provisória para o transporte executivo, definindo áreas de atuação e as linhas que serão utilizadas por esse tipo de transporte.

fonte: site da Prefeitura de Manaus