Amorim convoca Ministro da Agricultura para esclarecimentos sobre Código

PTB Notícias 9/07/2009, 7:09


O Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) divulgou, nesta quarta-feira, em discurso no plenário da Câmara, que entrou com requerimento de convocação do Sr.

Ministro da Agricultura para prestar esclarecimentos sobre o código que coordena o Departamento Nacional de Inspeção de Produção de Origem Animal — DIPOA.

“Há mais de 50 anos vem-se trabalhando com esse código e, hoje, esse Departamento é usado para perseguições políticas, para interesses particulares, para um grupo que tem dentro do Ministério apoiar meia dúzia de grandes frigoríficos no País.

Então, há uma máfia dentro do Ministério da Agricultura.

E o que queremos? Mudança e seriedade, até porque, no Estado de Rondônia, alguns fiscais denunciaram essa prática, e esses fiscais foram presos.

Por quê? Porque esse comando armou essas ações no Ministério”, denunciou o Deputado do PTB.

“Por isso estamos convocando o Ministro, pela segunda vez.

A primeira convocação foi pedida para transformar em convite.

S.

Exa.

não compareceu e, portanto, não houve reunião.

Agora apresentamos essa convocação para que o Ministro venha prestar tais esclarecimentos na Casa”, disse Amorim.

O Parlamentar do PTB quer que o Ministro da Agricultura, Abastecimento e da Pecuária fale sobre a Lei que rege a Inspeção de Produtos de Origem Animal e a Operação Abate realizada nos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

A justificativa para a convocação é a “legislação centenária ultrapassada que apesar do avanço e das transformações tecnológicas, a inspeção de produtos de origem animal, ainda é regida por uma Lei fora do nosso tempo, que tem provocado grandes debates e distorções”.

* Agência Trabalhista de Notícias