Amorim pede fim da antecipação de escolha de mesa no Legislativo de RO

PTB Notícias 10/07/2007, 11:02

A inclusão de uma medida constitucional que vede definitivamente a escolha antecipada da Mesa Diretora do Poder Legislativo foi defendida pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB/RO), durante discussão, no plenário da Câmara, sobre a reforma política.

Sua argumentação, teve como base a escolha antecipada da Mesa Diretora da Assembléia de Rondônia (biênio 2009/2010) feita recentemente e, tida pelo parlamentar, como expediente antidemocrático e imoral, no momento em que a sociedade cobra o melhoramento das instituições e o amadurecimento da democracia.

“Rondônia se vê mais uma vez mergulhada em escândalos.

O que me constrange é que esse escândalo é promovido por 19 deputados estaduais da base governamental,que promoveram uma estapafúrdia reeleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa,decorrido apenas pouco mais de quatro meses, para um período de dois anos, e agora já para o biênio 2009/2010″, disse o deputado.

Segundo ele, a eleição, além de imoral, é antidemocrática, pois cerceia os direitos dos demais partidos, de concorrerem à próxima eleição da mesa, a exemplo de seu partido, o PTB.

Amorim apelou a seus pares para por fim a antecipação da escolha da Mesa, pois, segundo o próprio, os maus exemplos têm sido imitados em todos os níveis.

“Se não dermos um fim nessa excrescência, daqui a pouco as Assembléias e Câmara de Vereadores em todo país estarão promovendo eleições idênticas”.

O Parlamentar lembrou que o eleitor o tem questionado: “Qual é o objetivo dessa eleição ? A quem ela vai atender?Quanto custou ?”, para arrematar: “E mais uma vez , quem vai pagar a conta é a população”.

Fonte: Rondonotícias