Amyr Klink lança livro em Paraty

PTB Notícias 9/04/2007, 9:40


O navegador e escritor Amyr Klink lançou, no último sábado (07/04), o seu mais novo livro “Linha D”Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar”, editado pela Companhia das Letras.

A obra trata da história da construção, lançamento e navegação do barco Paratii 2, sendo uma espécie de “biografia” da embarcação.

O lançamento foi feito na Casa da Cultura de Paraty – cidade administrada pelo petebista Zezé Porto Neto – e contou com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Paraty, da Casa da Cultura, da Livraria Nova Paraty e da Editora Companhia das Letras.

O livro relata o interesse de Amyr pelos barcos, sua paixão pelas canoas de Paraty e mais algumas leituras e histórias recolhidas pelo mar.

Klink revela tambémas pesquisas, os testes e as viagens empreendidas para realizar o sonho de um barco capaz de passar anos inteiros nas terras geladas da Antártica e incluir crianças na tripulação.

Segundo Klink, o Paratii 2 é “um barco simples como canoa e cargueiro como navio”.

O aventureiro Amyr Klink nasceu em São Paulo, em 1955.

Formou-se em economia e administração, mas é conhecido por suas viagens ao redor do mundo.

Navegador experiente registrou em livro diversas de suas aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em Cem dias entre céu e mar (1995), a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico (Paratii: entre dois pólos, 1992) e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Paraty)