Anilton Freitas conhece funcionamento da Câmara Municipal de Chapecó

PTB Notícias 10/09/2013, 12:58


O presidente da Câmara de Lages, Anilton Freitas (PTB), visitou na quinta-feira (5/9/2013) o legislativo municipal de Chapecó, onde foi recebido pelo vereador Valdemir Stobe, o Tigrão (PTB).

Freitas conheceu as instalações e acompanhou uma sessão deliberativa.

Outro dos motivos para a visita, segundo ele, foi conhecer o que faz do legislativo chapecoense o que menos gasta em Santa Catarina entre os dez maiores municípios.

Segundo o vereador, a Câmara de Chapecó não dispõe de alguns aparatos, por exemplo, uma televisão própria.

Analisando este ponto, o presidente considera que Lages está à frente, já que crê que a TV Câmara possibilita um maior acesso do conhecimento à população, além de dar maior transparência ao cidadão.

Outro ponto peculiar da Câmara de Chapecó é a realização das sessões ordinárias.

De acordo com Anilton Freitas, as reuniões legislativas de lá ocorrem durante a semana inteira, de segunda a sexta-feira, com a reunião das Comissões Permanentes começando às 15h, e as sessões às 16h.

“Mas lá eles trabalham a semana inteira assim e folgam na outra.

São mais ou menos dez sessões durante o mês”, explicou.

Freitas está a considerar a possibilidade de adotar tal mecanismo em Lages.

“Se trabalhássemos desta forma, acabaríamos com os problemas relacionados à jornada de trabalho dos servidores, especialmente, a situação das horas-extras, já que o expediente das sessões estaria dentro da carga horária exigida aos funcionários da Câmara”.

O presidente afirma que vai dialogar com a Mesa Diretora da Casa e com os demais vereadores para saber qual o entendimento destes sobre esta ideia.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de LagesFoto: Câmara Municipal de Lages