Anteprojeto de petebista custeará livros para estudantes da rede pública

PTB Notícias 3/07/2007, 14:04

Um anteprojeto de lei, de autoria do deputado estadual José Geraldo (PTB/TO), apresentado à Mesa Diretora na sessão desta terça-feira (03/07), solicita a implantação do Programa Pró-leitura para o ensino médio no âmbito do Estado do Tocantins.

De acordo com o petebista, o Pró-leitura será um bônus emitido pelo tesouro estadual equivalente ao custo mensal de 15% do salário mínimo para aquisição de livros paradidáticos.

José Geraldo acredita que quem lê muito desenvolve mais o senso crítico, além de defender a leitura como a maior vertente da construção da cidadania.

“Este projeto tem como prerrogativa, recuperar uma desigualdade social histórica em nosso Estado.

Não podemos continuar sem uma política pedagógica que leve os jovens da rede pública a priorizar o exercício do pensar”, justifica.

Segundo o parlamentar as editoras e livrarias que tiverem interesse em participar do programa serão credenciadas pela Secretaria de Educação do Estado, obedecendo aos critérios da Legislação específica, e terão direito ao benefício os alunos do ensino médio que cursaram o ensino fundamental na rede pública oficial.

“Infelizmente em nosso país os jovens e mesmo os adultos por falta de costume, a cada dia lêem menos.

Vários são os motivos que acarretam a falta de hábito pela leitura, especialmente, os motivos econômicos, que dificultam o acesso a livros para-didáticos para a maioria dos alunos da rede pública”, afirma.

Agência Trabalhista de Notícias