Antônio Aguiar cobra Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina

PTB Notícias 19/09/2013, 6:39


O vereador Antônio Aguiar (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina, na quarta-feira (18/9/2013), para cobrar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente uma maior arborização da capital do Piauí.

Aguiar lembra que a Casa chegou a realizar uma audiência pública para discutir o importante assunto, ocasião em que foram propostos diversos encaminhamentos.

No entanto, o vereador observa que até agora a prefeitura não tomou nenhuma providência prática no sentido de atenuar a sensação térmica e aumentar a umidade do ar na capital.

“Levantamos essa questão, realizamos uma audiência pública com representantes da Embrapa, do Ibama, do Ministério Público e da própria sociedade.

A partir do encontro, tiramos encaminhamentos proveitosos.

Estive reunido com o secretário de Meio Ambiente, apresentei as sugestões levantadas na audiência, mas as ações da prefeitura têm sido pontuais e pouco efetivas”, observa Aguiar.

Ainda na sessão de quarta, o vereador apresentou um requerimento solicitando que o secretário de Meio Ambiente, Agamenon Bastos, informe quais intervenções já foram realizadas após a audiência e em que fase se encontra a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de Teresina.

Aguiar pondera que a questão ambiental deve ser uma preocupação tanto da sociedade quanto do poder público, que é responsável por desenvolver políticas públicas nesse setor.

O petebista lembra que até o Hino de Teresina destaca a riqueza da flora da cidade, no trecho em que cita “do verde exuberante que te veste”, mas o vereador alerta que isso pode mudar, tendo em vista que a arborização da cidade tem sido preterida pela administração municipal.

“Avenidas estão sendo construídas sem espaço para plantar árvores, ou seja, não tem canteiro.

Outras avenidas têm muitas árvores mortas.

Em outras foram plantadas árvores que não contribuem nem com o sombreamento nem com a beleza, e algumas árvores que existem e quando nós precisamos não podemos contar, porque nos períodos de defesa elas soltam todas as folhas e ficam como se mortas estivessem”, pontua.

O vereador informa que recentemente o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) colocou Teresina no nível 13 na incidência de raios solares, numa escala que vai de 1 a 14.

Por essa razão, o vereador do PTB considera que as altas temperaturas se tornaram um problema de saúde pública.

“Não estamos tirando a responsabilidade de cada um de nós, cidadãos e cidadãs teresinenses.

Mas estamos cobrando uma ação mais efetiva do poder público.

As árvores são importantes para diminuir a sensação térmica e para melhor a umidade relativa do ar.

Somente a arborização poderá minimizar as altas temperaturas observadas na capital”, afirma.

Em aparte, o vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) ressaltou a importância da questão para a cidade e para os teresinenses.

No pronunciamento, Aguiar também concedeu apartes aos vereadores Inácio Carvalho (PP), Teresa Britto (PV) e major Paulo Roberto (PSD), que enalteceram a iniciativa do petebista em cobrar mais atenção da prefeitura para o problema ambiental da cidade.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal O Dia