Andrade convoca sessão extra para votar decreto de calamidade pública

Agência Trabalhista de Notícias 24/03/2020, 8:45


Imagem Crédito: Clayton Cristus/AL-TO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade (PTB), convocou uma sessão extraordinária a partir das 9h, desta terça-feira (24). Na pauta o decreto 6.072 de 2020 que declara calamidade pública no Estado do Tocantins e medidas para realização de sessões remotas do parlamento em função da pandemia da Covid-19 do novo Coronavírus.

Antonio Andrade, juntamente com as diretorias da Casa, estudam formas de realizar sessões virtuais, ou remotas, para não expor os deputados e servidores. O sistema oferecido pelo senador Eduardo Gomes, ainda não foi disponibilizado por estar em testes.

“Nossos profissionais da área de tecnologia da informação já estão trabalhando, buscando formas de realizar sessões e votações remotas, mas é preciso uma sessão presencial para termos essas questões alinhadas”, explica Andrade. Ele acredita que as próximas sessões já poderão ser remotas.

Para a sessão presencial desta terça estão sendo tomados todos os cuidados para evitar o contato entre os parlamentares. Será respeitada a distância mínima de 1,5 m entre os deputados e higienizadores com álcool gel vão estar à disposição dos parlamentares.

A sessão será conduzida de forma célere a fim de evitar a permanência desnecessária no parlamento. Será fechada ao público e transmitida pelo Youtube, no canal da TV AL, e também pela TV Assembleia canal digital 44.2.

Antonio Andrade, diante do contexto atual, tem buscado manter contato com as autoridades de saúde, com o governador Mauro Carlesse (DEM) e demais poderes sempre na busca de unir forças no enfrentamento ao Covid-19, Coronavírus. “Temos buscado nos antecipar as demandas, nos preocupa muito à situação de vulnerabilidade de alguns idosos, temos buscado difundir ao máximo as informações e insistimos que a população permaneça em casa, reclusa”, esclarece o presidente.

Prevenção

O novo Coronavírus age mais precisamente no sistema respiratório causando uma forte pneumonia e medidas de prevenção devem ser adotadas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e, neste momento, orienta-se o isolamento social.

Com informações do Conexão Tocantins