Antonio Brito: Santa Casa veio contribuir com saúde pública de Jequié (BA)

PTB Notícias 4/05/2013, 6:33

O deputado federal Antonio Brito (PTB-BA), afirmou na manhã de sexta-feira (3/5), em entrevista na 93 FM, que a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, administrada em Jequié pela Fundação José Silveira-FJS é uma das maiores conquistas do município e região em termos de saúde pública nos últimos anos.

Na próxima terça-feira (7/5), a unidade estará inaugurando com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, a UTI Neonatal, a primeira da região.

A nova ala do Hospital conta com 14 leitos, traz o que há de mais moderno em tecnologia de equipamentos no campo da neonatologia e dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializada em atendimento neonatal.

No mês de abril, foram realizados na Santa Casa, 310 partos.

Para assumir o papel de maternidade pública regional, esclareceu o deputado, a Santa Casa passou por uma reformulação que atendesse as demandas da população e ampliou os serviços para realização de exames preventivos, consultas em obstetrícia e ginecologia, atendimentos em emergências e urgências obstétricas e realização de tratamento clínico da gestante.

A estrutura conta, ainda, com mais 28 leitos de clínica obstétrica, 2 leitos de UTI adulto e 10 leitos para o Centro de Parto Normal.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é que não só as mães serão assistidas, mas também o recém-nascido, com alojamento conjunto, cuidados intensivos e intermediários.

Mães que moram em outros municípios e tiverem seus filhos internados na Neo terão à disposição a Casa de Convivência, que dará apoio para elas durante o período que o bebê estiver internado na Santa Casa.

Brito esclareceu que os problemas financeiros das Santa Casas e hospitais filantrópicos do Brasil, envolvidos em muitos débitos, não atingem a Santa Casa São Judas Tadeu, que é administrada pela Fundação José Silveira, entidade com atuação respeitável na Bahia.

A Santa Casa oferece, também, cinco leitos clínicos neonatais de apoio a UTI Neonatal, utilizados por bebês antes da alta hospitalar.

O deputado afirmou que acompanhou e considerou muito oportuno a discussão levantada pelo Conselho Municipal de Saúde, que se posicionou contrário a transferência do serviços públicos, “100% SUS”, do Hospital Geral Prado Valadares, para a Santa Casa São Judas Tadeu.

A UTI Neonatal, que receberá a denominação de Nice Aguiar, complementa a assistência integral ao Serviço de Obstetrícia do Hospital, que possui um Centro de Parto Normal, Centro de Parto para atendimento a gestante de alto risco, clínica obstétrica e assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possuindo capacidade para 8 mil atendimentos por ano.

Para os moradores de Jequié e região, as instalações representam uma enorme segurança aos pais e bebês.

“Isso porque, sem precisar se deslocar para a capital, eles contarão com tecnologia avançada, serviços de ponta e atendimento humanizado, um diferencial da Fundação”, explicou.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Jequié Repórter