Antonio Luiz Neto quer homenagear Santa Cruz com nome de praça no Recife

PTB Notícias 3/02/2014, 16:27

No ano do seu centenário, em 2014, o Santa Cruz é tema de um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal do Recife.

Por iniciativa do vereador Antonio Luiz Neto (PTB-PE), a praça situada no Largo de Santa Cruz, bairro da Boa Vista, será denominada de Praça da Fundação do Santa Cruz Futebol Clube.

Foi lá, em frente à Matriz Bom Jesus, o local onde jovens idealistas criaram, no dia três de fevereiro de 1914, o Clube das Multidões, para incluir negros e pobres na Liga Pernambucana de Futebol em 1915.

O projeto de lei 01/2014, em seu artigo segundo, diz que a iniciativa é também uma homenagem póstuma “aos heróis visionários que escolheram o padrão tricolor, nas cores preta, branca e vermelha, representando as etnias do branco europeu, do negro africano e do índio nativo, formadoras originais da nacionalidade brasileira”.

Será erguido um monumento onde constarão, além dos primeiro e atual escudos oficiais do clube e uma réplica da cobra coral, os nomes de: José Luiz Vieira, Quintino Miranda Paes Barreto, José Glicerio Bomfim, Aberlardo Costa, Augusto Franklin Ramos, Orlando Elias dos Santos, Alexandre Carvalho, Osvaldo dos Santos Ramos, Luiz Gonzaga Barbalho Uchoa Cavalcanti e Augusto Dornelas Câmara.

Antonio Luiz Neto afirmou que o Santa Cruz foi fundado para incluir negros e pobres no futebol em Pernambuco.

“Ele atravessou o século 20 lutando com sua grande multidão para conquistar glórias no gramado e galgar o crescimento patrimonial, na concretização da tão desejada mobilidade social, ideal maior de justiça do povo brasileiro, carregando na sua história uma natural similitude com o espalhamento e desenvolvimento da sua apaixonada torcida, cada vez maior na região e no país e, com forte inserção em todas as classes sociais”.

O vereador petebista também ressaltou que o Santa Cruz Futebol Clube chega ao seu centenário detentor da hegemonia do futebol de Pernambuco, com o Tricampeonato 2011/2012/2013; comemorando sua primeira conquista de Campeonato Brasileiro- 2013; participando das Divisões Superiores do Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF); como proprietário do terceiro maior estádio particular do mundo (reconhecido pela FIFA); considerado o Fita Azul Nacional desde 1980, por ser o clube brasileiro que passou mais tempo invicto em excursão no exterior, conforme consta nas estatísticas da FIFA/CBF; Campeão da Taça Norte/Nordeste – 1967; único Trissupercampeão Pernambucano, 1957/1976/1983; nos últimos 14 anos maior público dos Campeonatos Pernambucanos e com a torcida reconhecida entre as 100 maiores do mundo, entre outros destaques.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal do RecifeFoto: Câmara Municipal do Recife