Antônio Silva é recebido pelo ministro de Aviação Civil, Moreira Franco

PTB Notícias 23/08/2013, 7:30


A reunião aconteceu na quarta-feira (21/8/2013), em Brasília, quando o prefeito de Varginha (MG), Antônio Silva (PTB), foi recebido pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco.

Na pauta, a reconfiguração do Aeroporto de Varginha, hoje de passageiros, para abrigar também operações de carga.

Durante o encontro, mediado pelo senador Clésio Andrade e o deputado federal Diego Andrade, foi argumentada a economia exportadora de Varginha e região, o que confere a vocação para o terminal.

“Foi uma audiência importante em que tratamos da adequação do aeroporto para Terminal Internacional de cargas, justificada pela posição geográfica de nossa cidade e pelo fato do aeroporto já possui uma ótima estrutura e como terminal de cargas vai desafogar os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e de Confins em Belo Horizonte, além de movimentar as exportações.

Temos uma viabilidade econômica imediata para iniciar o projeto e isso nos deixa bastante otimistas”, salientou Antônio Silva.

Em resposta à reivindicação apresentada pelo prefeito, o ministro pediu que fosse encaminhado o planos de viabilidade econômica para incorporar o transporte aéreo de cargas ao aeroporto da administração local.

Varginha está na lista dos 33 municípios do estado contemplados no plano federal para fortalecimento da aviação regional, com R$ 815,5 milhões em investimentos de um total de R$ 7,3 bilhões em 270 pontos de todo país, anunciado ano passado.

As ampliações e modernizações dos terminais serão tocadas pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), mais simplificado e ágil que as licitações públicas.

Na avaliação de Thiago Meirelles Pereira, coordenador do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), o terminal de Varginha precisará de investimentos em galpões de carga e nas pistas, para suportar aviões cargueiros.

Ele destacou que a cidade do sul de Minas já tem uma operação regular e conhecida.

O senador Andrade argumentou com Moreira Franco que Varginha pode ajudar a desafogar a movimentação de cargas nos aeroportos paulistas de Guarulhos e Campinas, concedidos à iniciativa privada.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de Varginha