Ao prefeito José Sperotto, presidente do PTB confirma presença em evento em Guaíba

Agência Trabalhista de Notícias 9/08/2019, 18:17

Imagem Crédito: Felipe Menezes/PTB Nacional

Em visita à sede do Diretório Nacional do PTB, em Brasília, nesta quarta-feira (7), o prefeito José Sperotto (PTB) convidou o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, para participar do espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”, que dá início às festividades farroupilhas em Guaíba (RS). A apresentação, que conta a história da tomada de Porto Alegre, será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, no Parque da Juventude. No encontro, Roberto Jefferson confirmou ao prefeito petebista que participará do evento.

Em 2011, por meio de projeto do então deputado estadual José Sperotto, o município de Guaíba foi reconhecido oficialmente como Berço da Revolução Farroupilha. Antes de ser declarada a Guerra dos Farrapos até o final do conflito, muitas decisões e vários fatos aconteceram na casa de Gomes Jardim, localizada na área onde atualmente fica o centro de Guaíba, além da Praia da Alegria.

O musical “Do Cipreste ao Piratini” conta como Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste Farroupilha, a tomada de Porto Alegre. Em 20 de setembro de 1835, os Farrapos partiram de Guaíba para a capital gaúcha, dando início à Revolução Farroupilha. A peça apresenta os planos discutidos na maçonaria, a Batalha na Ponte da Azenha, a conquista do Palácio do Governo por Gomes Jardim, primeiro presidente, até chegada de Bento Gonçalves.

Com informações da Prefeitura de Guaíba